O supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta segunda-feira (1) que houve compra de apoio de deputados federais durante a gestão do presidente Lula, conforme foi delatado, por Roberto Jefferson (PT), quando ainda era parlamentar e que foi nominado pelo próprio Jefferson de ‘mensalão’.

O plenário do STF condenou ontem todos os 12 dos 13 réus ligados aos partidos da base de Lula, o extinto PL (atual PR), o PP, o PTB e o PMDB.

De acordo com os ministros do STF, ficou comprovado o esquema de venda de apoio no Congresso Nacional.

Entre os condenados estão o delator do suposto esquema criminoso, Roberto Jefferson (PTB-RJ), e os deputados federais Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT).

Os políticos condenados pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha durante o julgamento do mensalão sofrerão um exílio político de pelo menos 10 anos, com base no cumprimento da pena e também na Lei da Ficha Limpa. Mas alguns deles já cumprem períodos de inelegibilidade e isso aumenta o tempo em que ficarão fora da política. Roberto Jefferson, por exemplo, não poderá se candidatar a cargo eletivo até 2026, pelo menos.


MaisPB
com G1

Advertisement

0 Seu comentário é sempre bem vindo!:

Postar um comentário

Deixe-nos seu comentário sobre a matéria. Entretanto, trate com respeito os demais leitores.

Evite comentários e termos grosseiros, agressivos ou que possam ser interpretados como tais.

Obs: Evitem se indetificar como Usuários anônimos.

Total de visualizações

Click/ Ouvir

Click/ Ouvir
Imagem Exclusiva!
 
Top