Faltando apenas sete dias para os eleitores comparecerem às urnas, o governador José Maranhão, candidato à reeleição pela coligação Paraíba Unida, continua liderando com folga a disputa eleitoral na Paraíba. Segundo pesquisa realizada pelo instituto Vox Populi para o Correio, Maranhão tem agora 53% das intenções de voto, enquanto seu concorrente, o ex-prefeito Ricardo Coutinho, da coligação Uma Nova Paraíba, tem apenas 34% da preferência do eleitorado. A diferença em favor de Maranhão é de 19 pontos percentuais.

Na avaliação eleitoral realizada pelo instituto Vox Populi em março, ainda na pré-campanha, Maranhão tinha 44% das intenções de voto. Cresceu, então, 9 pontos percentuais de lá para cá. O ex-prefeito Ricardo Coutinho tinha 32% e agora está com 34%, tendo adicionado apenas 2 pontos percentuais.
Na nova pesquisa, entre os candidatos dos pequenos partidos apenas Lourdes Sarmento (PCO) pontuou. Ela tem 1%.
Brancos e nulos
A pesquisa Vox Populi também captou uma significava redução nos índices dos eleitores que ainda estão indecisos ou que manifestam a intenção de votar em branco ou nulo. São apenas 6% o grupo daqueles que afirma que não vota em ‘ninguém’, branco ou nulo e também 6% os que não sabem em quem votar ou não responderam (NS/NR, no gráfico).
Os números da Vox Populi afastam qualquer possibilidade de um segundo turno nas eleições da Paraíba.

Cruzamentos
O governador José Maranhão lidera as pesquisas em todos os segmentos e grupos sociais.  Tem 52% de preferência entre os homens e 53% entre as mulheres, enquanto o ex-prefeito Ricardo Coutinho tem 37% e 30%, respectivamente.

No cruzamento por idade, Maranhão vence em todas as faixas, inclusive entre os eleitores com idade entre 16 e 24 anos. Nessa faixa, ele tem 46% e Ricardo 44%.

Na avaliação por nível de escolaridade, Ricardo só aparece na frente entre os eleitores de nível superior. Ele tem 48% e Maranhão 32%. No levantamento por renda, o candidato da oposição só se destaca, com 49%, na faixa que ganha mais de 5 Salários Mínimos. Maranhão tem 39%.
Segundo os dados da Vox Populi, Maranhão também lidera no cruzamento por religião e pela cor declarada dos eleitores.

Ricardo Coutinho tem a maior rejeição
O candidato a governador pela coligação Uma Nova Paraíba, o ex-prefeito Ricardo Coutinho (PSB) aparece com a rejeição mais elevada nesta reta final da campanha para governador, com 29%.
Segundo a pesquisa Vox Populi, o governador José Maranhão (PMDB), candidato da coligação Paraíba Unida tem índice de rejeição de 24%.

Entre os candidatos dos pequenos partidos, Lourdes Sarmento (PCO) tem rejeição de 6%; Marcelino (PSTU) tem rejeição de 5% dos eleitores paraibanos e Nelson Júnior (PSOL) e Francisco Oliveira (PCB) são rejeitados por 4% os paraibanos.

De acordo com a pesquisa, 13% afirmaram que ‘votariam em qualquer um dos candidatos’. Já 5% ‘não votariam em nenhum deles’.
Outros 10% não sabem ou não quiseram responder.

Dados técnicos
Realizada entre os dias 17 e 20 de setembro, a pesquisa Vox Populi, contratada pelo Correio, foi registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), com o protocolo número 32.254/10.
Junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o protocolo de registro tem o número 31.708/10. Os registros foram feitos no dia 23 de setembro.

O levantamento de campo foi realizado entre os dias 17 e 20 de setembro. Foi adotada uma amostra estratificada por cotas, com o total de 1.200 entrevistas, para obter representatividade para o conjunto do Estado.

A margem de erro estimada para o conjunto da amostra é de mais ou menos 2,8 pontos percentuais, em um intervalo de confiança de 95%.

Paulo Neto com informações do Jornal Correio da Paraíba
26/09/2010

Advertisement

0 Seu comentário é sempre bem vindo!:

Postar um comentário

Deixe-nos seu comentário sobre a matéria. Entretanto, trate com respeito os demais leitores.

Evite comentários e termos grosseiros, agressivos ou que possam ser interpretados como tais.

Obs: Evitem se indetificar como Usuários anônimos.

Total de visualizações

Click/ Ouvir

Click/ Ouvir
Imagem Exclusiva!
 
Top