TRE divulga orçamento para pleito e alerta sobre mudanças nas urnas.
A Justiça Eleitoral paraibana vai investir R$ 4,7 milhões “que serão utilizados no período eleitoral 2010 para garantia de um pleito limpo e justo entre os candidatos, conforme preconiza a legislação”, divulgou ontem o desembargador Genésio Gomes Pereira, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE). Uma reunião com os candidatos ao Governo, Assembleia e Senado também está prevista. “Chamaremos todos para o diálogo, orientação e cumprimento da lei”, revela Genésio.
A estimativa é de 40 mil pessoas estejam envolvidas com o trabalho nas 9 mil sessões eleitorais no Estado. “Agora dispomos de 10,2 mil urnas, mas devemos receber novas unidades ainda neste primeiro semestre”, sinaliza o desembargador. O alerta de Genésio Gomes se concentrou em algumas mudanças pontuais no sistema de votação nas urnas que registrarão votos para seis cargos eletivos.
De acordo com ele, a ordem de votação está alterada este ano em todas as urnas de votação, incluindo as biométricas. “Na sequência o eleitor votará no deputado estadual, deputado federal, , senadores 1 e 2, governador e presidente da República. E além das fotos dos candidatos ainda aparecerá no monitor da urna as fotos do vice-governador e vice-presidente e também dos 1º e 2º suplentes dos deputados e senadores”, esmiuçou. “Antes a ordem era primeiro o voto no deputado federal, e depois estadual”, completa.
“Votou”
Outro ressalva é que o leitor não destine os dois votos para a senatória em um único candidato. “Se os votos forem iguais, no mesmo candidato, o segundo será anulado automaticamente”, avisa. O eleitor terá o voto confirmado, após ser exibida na tela a expressão “votou”, “antes ao concluir a votação a urna exibia a palavra fim”, diferenciou Genésio. De acordo com o Tribunal Regional, a partir de hoje, o leitor paraibano pode simular o voto no site www.tre-pb.gov.br.
“Os nomes e os números serão fictícios, apenas para o eleitor se acostumar com as mudanças. Os paraibanos também podem se dirigir aos postos daJustiça eleitoral nos cartórios, central de atendimento ao eleitor e no próprio TRE para tirar dúvidas, assegura o desembargador. FoI apresentado também o sistema biométrico com identificação pela digital do eleitor, implantado em Pedras de Fogo e Cabedelo já no pleito de outubro e estendido por toda Paraíba em 2012. “Este sistema é mais seguro e garante que ninguém vote no lugar de outro. É um grande avanço para todo território brasileiro”, salienta.
TRE divulga orçamento para pleito e alerta sobre mudanças nas urnas.
0 Seu comentário é sempre bem vindo!:
Postar um comentário
Deixe-nos seu comentário sobre a matéria. Entretanto, trate com respeito os demais leitores.
Evite comentários e termos grosseiros, agressivos ou que possam ser interpretados como tais.
Obs: Evitem se indetificar como Usuários anônimos.