O senador Cícero Lucena (PSDB) usou a tribuna do Senado Federal para informar ao povo da Paraíba a sua decisão sobre as eleições deste ano. O tucano anuciou que não é mais pré-candidato ao posto de governador do Estado e comunicou que será o coordenador da campanha do presidenciável José Serra (PSDB) no Nordeste.

Ele disse que vai deixar que o povo da Paraíba escolha a melhor opção, entre candidatos que, segundo o senador, não são tão bons. De acordo com Cícero, não deixaram “que os paraibanos tivessem direito a mais uma opção de escolha”.

“Se estreitaram agora as opções do eleitor entre o atraso e a falsa novidade. Terei cometido um pecado capital ao defender candidatura própria de um agrupamento vitorioso e duas vezes vencedor? Certamente me enganei. Por que não aprender logo com os sábios o que é certo? ‘Lealdade, lealdade, política à parte’. Não faço julgamento nem recomendações por nenhum dos candidatos. Cabe ao eleitor a disposição para depositar confiança em algum deles, sabendo que eles não cumprirão o que prometerem”, prospectou.

Em seu discurso Cícero falou muito em dedicação, renúncia, humildade e lealdade. como se fossem caractéristicas suas. Fez um resgate das ações que desenvolveu como prefeito de João Pessoa e disse que a sua missão era contribuir com o seu Estado. “O certo é lealdade, lealdade, política a parte”, disse. O tucano informou não aceitar que está cada vez menor o espaço na Paraíba para exercício da política como uma atividade nobre.

“Após muitas reflexões e orações afasto-me de uma batalha”, disse, acrescentando que diferente do que foi dito a sua intenção nunca foi a derrota pessoal de ninguém e sim a de contribuir com o povo da Paraíba. Ele anunciou também que aceitou a missão de coordenar a campanha à Presidência da República de José Serra (PSDB).

O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) pediu um aparte e se solidarizou a Cícero Lucena e disse que o tucano tem muito a oferecer ao seu Estado. Disse que foi um ato de grandeza, deixar de criar problemas para o partido e desistir da candidatura. O senador João Tenório (PSDB-AL), que também fez um aparte, disse que presenciou toda a angústia de Cícero. O alagoano também prestou solidariedade ao tucano que teve que desistir da sua candidatura. “Quem perde é, infelizmente, o grande estado da Paraíba”.

Entenda o caso

Faz algum tempo em que o PSDB está neste impasse sobre a desistência de Cícero Lucena em disputar o Executivo Estadual. Muito já se falou, muita pressão foi feita, mas Cícero continuava sustentando que a sua candidatura seria mantida. Nos últimos meses, Cícero já começou a dar pistas da sua desistência: ao afirmar que não votaria nem em Maranhão e nem e Ricardo; ao ser convidado para coordenar a campanha de José Serra no Nordeste e passar a atuar como coordenador; e ainda por informar que em caso de desistência os seus aliados serão liberados para votar em quem quiserem.

O PSDB da Paraíba está rachado desde que Cícero anunciou a entrada na disputa ao posto de governador e Cássio, uma das maiores lideranças da legenda, preferiu apoiar Coutinho. Cícero e Coutinho são inimigos históricos na política paraibana e sempre estiveram em lados opostos.

A pré-candidatura de Cícero foi lançada, conforme se comenta, por questões pessoais, uma vez, que o tucano é inimigo político do socialista. Cícero atribuiria a sua prisão, durante investigações em 2005 de supostas irregularidades em licitação na Prefeitura de João Pessoa na Operação Confraria, ao então deputado estadual Ricardo Coutinho, autor de maior parte das denúncias.

O impasse dentro do PSDB acabou “arranhando” a amizade entre Cássio e Cícero. Como não foi possível chegar a um consenso sobre a candidatura, os tucanos acabaram recorrendo ao PSDB nacional para tentar solucionar o problema. Por várias vezes, Cássio e Cícero se reuniram com o presidente nacional do partido Sérgio Guerra e com o pré-candidato José Serra. Ao final dos encontros sempre se falava da desistência de Cícero para disputar o governo da Paraíba.


Advertisement

0 Seu comentário é sempre bem vindo!:

Postar um comentário

Deixe-nos seu comentário sobre a matéria. Entretanto, trate com respeito os demais leitores.

Evite comentários e termos grosseiros, agressivos ou que possam ser interpretados como tais.

Obs: Evitem se indetificar como Usuários anônimos.

Total de visualizações

Click/ Ouvir

Click/ Ouvir
Imagem Exclusiva!
 
Top