A partir desta terça-feira (1), os veículos envolvidos em acidentes sem vítimas no estado da Paraíba terão que ser retirados das vias. Segundo Secretaria de Comunicação do governo do estado (Secom-PB), o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar só irá se deslocar ao local da ocorrência quando o condutor for menor de 18 anos; quando não possuir habilitação; apresentar sinais de consumo de álcool e houver crime ou contravenção penal relacionado ao acontecimento.

Segundo a Secom-PB, a medida acontece em cumprimento ao artigo 178 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e faz parte da Resolução 001/2014 do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), com o objetivo de otimizar a mobilidade urbana. E, são considerados acidentes sem vítimas aqueles que não resultam em dano físico às pessoas e, nesses casos, a não retirada dos veículos do local do fato, em prejuízo da fluidez, se constitui em infração média de trânsito.

De acordo com a Secom-PB, após desobstrução da via onde ocorreu o acidente, os condutores envolvidos devem proceder com a coleta de informações, como local, nomes, placas e identificação de eventuais testemunhas, por exemplo. Depois, devem se dirigir à Delegacia de Acidente de Trânsito ou à delegacia mais próxima para registrar a ocorrência, levando documentos de porte obrigatório e as referidas testemunhas. Ainda há a possibilidade de registrar o fato por meio da Delegacia Online: (www.delegaciaonline.pb.gov.br).

O comandante do Batalhão de Trânsito da PM, tenente coronel Paulo Almeida Martins, disse que os policiais receberam treinamento para orientar os cidadãos quanto à medida, inclusive nas semanas que antecederam o cumprimento da lei. “Quem entrar em contato pelo 190 será consultado quanto à ocorrência e orientado sobre os procedimentos”, explicou o tenente coronel.

“O Batalhão de Trânsito e os Bombeiros vão agir nos casos de acidentes com vítimas ou em situações específicas previstas na resolução. Nos outros casos, o condutor deve retirar imediatamente o veículo da rua e registrar a ocorrência. A medida adotada pelo Cetran é uma obrigação legal, pois uma batida no trânsito pode prejudicar a mobilidade e dezenas de cidadãos”, comentou o secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, que também é presidente do Cetran.


G1

Advertisement

0 Seu comentário é sempre bem vindo!:

Postar um comentário

Deixe-nos seu comentário sobre a matéria. Entretanto, trate com respeito os demais leitores.

Evite comentários e termos grosseiros, agressivos ou que possam ser interpretados como tais.

Obs: Evitem se indetificar como Usuários anônimos.

Total de visualizações

Click/ Ouvir

Click/ Ouvir
Imagem Exclusiva!
 
Top