O mais importante torneio de futebol de robôs do mundo, que está acontecendo até esta quinta-feira (24), no Centro de Convenções em João Pessoa, ganhou repercussão internacional. De acordo com a organização, a RoboCup 2014 deve ultrapassar 50 milhões de expectadores em todo o planeta.
A vice-coordenadora da RoboCup 2014, Esther Colombini, ressaltou a demanda de jornalistas estrangeiros no evento. “Estamos com uma presença muito grande da imprensa internacional aqui. Costumamos fazer o cálculo de audiência depois do evento. Mas acreditamos que o número de expectadores deverá ultrapassar a quantidade da última versão da RoboCup”, previu.
O jornal francês Le Monde, um dos mais tradicionais da Europa e do mundo, já havia anunciado desde o início do ano o torneio no Brasil, enfatizando a importância tecnológica do evento.
Nos Estados Unidos, os jornais e portais de notícias mais lidos do mundo também destacaram a realização do evento no Brasil, a exemplo do The New York Times e The Washington Post, que também enfatizaram a participação das equipes americanas na competição.
Outro fator bastante divulgado e debatido foi em relação à proposta que deu origem à criação do evento, projetando a realização de uma partida “oficial” entre humanóides e humanos no ano de 2050, destaque no britânico The Guardian.
Na Europa, o espanhol Récord utilizou uma manchete fazendo uma brincadeira na comparação de um robô com o atacante holandês Van Persie. Enquanto na América Latina, o uruguaio Diário de El País destacou a primeira participação do país na RoboCup.

O evento – A Paraíba

foi escolhida como sede do evento por possuir infraestrutura adequada para receber o torneio. A RoboCup exige de sua sede uma série de necessidades técnicas específicas para suportar todo aparato tecnológico do campeonato.
O Centro de Convenções de João Pessoa, segundo a coordenação da competição, reuniu as condições técnicas e turísticas ideais para acomodar turistas e profissionais de todo o mundo.
Imprensa nacional – Desde que começou a RoboCup, na segunda-feira (21), os veículos da imprensa local e nacional já passaram pelo Centro de Convenções. O repórter do Globo Esporte e ex-jogador de vôlei, Tande, gravou para o programa que será exibido no próximo domingo (27), no Esporte Espetacular. Nesta quinta-feira (24), o Programa “Encontro com Fátima Bernardes” fará uma entrada ao vivo direto do evento. Também na manhã desta quarta-feira, a RoboCup 2014 rendeu matéria para o noticiário nacional “Bom Dia Brasil”.
Modalidades – Otorneio envolverá disputa em cinco categorias principais, ou ligas (Soccer, Rescue, Home, Work e RoboCupJunior), incluindo nelas jogos e demonstrações. Oficinas, simpósios, exposições interativas e workshops também estão previstos na programação da RoboCup 2014. 
Organização nacional e internacional – O projeto é organizado mundialmente pela RoboCup Federation, que para as competições de robótica é uma instituição equivalente à Fifa para o futebol. O evento acontece em um país diferente a cada ano. Quando há Copa do Mundo, o torneio é realizado, preferencialmente, na nação sede do mundial.
No Brasil, o campeonato é organizado pela Sociedade Brasileira de Computação, em parceria com dezenas de universidades brasileiras e mais de 400 professores voluntários, com o apoio do Ministério do Turismo. 

SecomPB

Advertisement

0 Seu comentário é sempre bem vindo!:

Postar um comentário

Deixe-nos seu comentário sobre a matéria. Entretanto, trate com respeito os demais leitores.

Evite comentários e termos grosseiros, agressivos ou que possam ser interpretados como tais.

Obs: Evitem se indetificar como Usuários anônimos.

Total de visualizações

Click/ Ouvir

Click/ Ouvir
Imagem Exclusiva!
 
Top