Nota de Pesar

O Governo da Paraíba lamenta, nesta quarta-feira (23), o falecimento de um dos maiores vultos da literatura e da cultura popular brasileira, o paraibano Ariano Suassuna.

Um homem que encantou, ao longo de tantas décadas, corações dos mais diversos retratando na obra e na vida as maiores riquezas, contradições e genialidades da expressão popular nordestina. Que fez da sua existência um combate interminável contra a inércia criativa e omissão social. E que ensinou o nordestino a ter orgulho das próprias limitações ao provar que as impossibilidades são os melhores impulsos para o seguir em frente.

Ariano Suassuna, assim como tantos notáveis escritores de nossa terra, a exemplo de Augusto dos Anjos e José Américo de Almeida, soube polir o orgulho da Paraíba em tons armoriais. Enquanto prefeito da Capital paraibana, tivemos a oportunidade de homenageá-lo em vida, erguendo no Parque Solon de Lucena monumento, de autoria do pernambucano Miguel dos Santos, denominado a Pedra do Reino, em referência a uma das mais distintas obras deste combatente guerreiro.

Hoje, como governador, lamentamos o dever institucional de assinar decreto instituindo três dias de luto oficial em razão de seu falecimento. Ariano, que por tantos anos nos fez rir, nos obriga a chorar o último capítulo de sua premiada trajetória. Mas não nos impede, ao mesmo tempo, de reverenciar o brilhantismo de sua existência, já que, segundo o próprio, “O homem nasceu para a imortalidade. A morte foi um acidente de percurso”.

Agora, mais do que nunca, temos a convicção, parodiando o que ele mesmo dizia, de que existem apenas dois tipos de pessoas neste mundo: as que reconhecem a sua genialidade e as que estão erradas.

Em nome de toda a equipe do Governo e de toda a Paraíba, manifestamos o mais profundo sentimento de pesar e solidariedade, pela perda irreparável do nosso Dom Quixote das Caatingas, mestre Ariano Suassuna, cuja passagem espiritual deixa triste nossa alma, embora infle a atenuante vela da história.

Que Deus lhe dê abrigo e nos traga conforto.

Nossos mais sinceros sentimentos,



Ricardo Vieira Coutinho
Governador do Estado da Paraíba

Advertisement

0 Seu comentário é sempre bem vindo!:

Postar um comentário

Deixe-nos seu comentário sobre a matéria. Entretanto, trate com respeito os demais leitores.

Evite comentários e termos grosseiros, agressivos ou que possam ser interpretados como tais.

Obs: Evitem se indetificar como Usuários anônimos.

Total de visualizações

Click/ Ouvir

Click/ Ouvir
Imagem Exclusiva!
 
Top