Sei que é difícil de acreditar (se você for uma das raras pessoas que não tem esse problema), mas falar sobre os desejos sexuais não é fácil para a grande maioria. Não deveria, já que viver à dois pressupõe cumplicidade. A grande verdade é que é mais comum falar-se abertamente com amigos ou o terapeuta do que entre os dois. Recebo por e-mail os relatos de muitas pessoas sobre esse assunto e sei bem como é relativamente fácil se abrirem comigo, afinal, estou longe, sou "neutra" e por isso mesmo confiável e não julgadora.

Mas, afinal de contas, o que os impede de se abrir e falar livremente sobre essa parte tão importante da relação que é o sexo com o parceiro ou parceira? Bem, não é difícil entender: os grandes empecilhos são o medo e a insegurança. Medo do julgamento que gera insegurança para a ação. O que ela (ou ele) irá pensar? O mais triste dessa situação é que esse calar fará com que a vida sexual não seja tão satisfatória como deveria.

Um e-mail que recebi começava assim: "Regina, ele nem desconfia que penso nisso". E eu digo: se ele não desconfia dificilmente poderá satisfazê-la. Afinal, que desejo secreto era esse que ela nunca teve coragem de contar? Simples: apenas o de se colocar por cima dele durante a relação. Algo que possivelmente o deixaria muito excitado, mas que ela omitira durante todo o seu relacionamento. E olhe que, neste caso, ela nem precisaria falar, e sim apenas tomar a iniciativa e fazer!

Essa ausência de diálogo entre o casal não deixa o sexo evoluir e crescer como deve ser. Sexo é confiança plena! Somente se jogando e confiando um no outro é que o prazer se torna intenso sem qualquer retraimento, sem qualquer vergonha. Sexo com vergonha gerará o efeito contrário: o transformará em algo pequeno e sem graça.

Para ela dei o mesmo conselho que dou para casos semelhantes: empreender todos os esforços para melhorar a comunicação sexual. Pode não ser fácil, no início, mas vale muito a pena. Por meio desta amorosa atenção e compromisso, combinada com coragem, é possível mudar a história de qualquer casal por mais vergonha, medo ou tensão que haja entre os dois. Um novo tempo se descortinará e será possível estabelecer uma nova conexão sexualmente íntima muito mais profunda satisfatória e poderosa como todos merecem.

É sempre importante dizer que o ato sexual entre o casal é muito mais do que a busca física pelo prazer porque, assim como o amor, o sexo abrange a mente, corpo e espírito. No mínimo, o sexo proporciona a liberação do estresse. Além de, se vivido em sua plenitude, poder levar a experiências verdadeiramente transcendentais.

Quando o casal de fato se conecta, deixando de lado as amarras da vergonha, insegurança e medo dos julgamentos, o sexo pode se tornar melhor a cada dia. E isso só tende a crescer. A conexão pode ser aprofundada através de um vínculo emocional confiante e, assim, compartilharem experiências não somente sensuais como até mesmo espirituais. Se o seu caso é este, o medo de falar a respeito de seus desejos, leia minhas dicas, pois elas certamente ajudarão você. Não se prive: ao se abrir, você estará dando direito ao outro de se manifestar também. Não tenha receio de cruzar esta porta porque o futuro certamente será bem melhor que o presente!


O que de fato você deseja?

O primeiro movimento neste caso é com você mesma. Acalme a sua mente através da meditação se for preciso. E se pergunte o que deseja da sua vida sexual, o que gostaria de mudar ou experimentar. É importante que tenha segurança e clareza no que deseja antes de se abrir para o outro.

Faça uma autoanálise

Observe todos os pensamentos negativos ou crenças que induzem você ao medo, a sentimentos de culpa ou vergonha. Entenda que nada é feio, sujo ou pecaminoso se exercido com prazer e partilhado de comum acordo. Muitos destes conceitos que trazemos da infância atravancam nossa vida adulta. Tente substituí-las pelo pensamento: 'Eu sou um ser sexual e mereço uma vida sexual gratificante'.

Tome nota

Anote as questões que estão impedindo você de ter a vida sexual que deseja. Na grande maioria das vezes, os problemas estão em nós mesmos. Não falamos dos nossos desejos, não porque o outro não nos dá abertura, mas sim porque somos a tranca da nossa própria porta. Por isso, é tão importante que essa mudança seja fundamentada primeiro em nós.

Linda e nua!

Perca o medo da nudez, exponha-se. Se o seu parceiro a deseja é porque seu corpo para ele é perfeito. Não deixe que máximas de 'beleza' a coloque para baixo. Somos perfeitos em nossas imperfeições. Evite aquelas revistas ou meios de comunicação com mensagens prejudiciais sobre imagem corporal e ame-se sempre e mais.

Observe-se

Muitas pessoas estão excessivamente focadas em suas mentes, assim, será proveitoso se conectar com o próprio corpo através de exercícios, alongamentos, relaxamento muscular progressivo. Isso aumentará a consciência corporal e posteriormente melhorará as experiências sexuais. Cuide de si mesmo para que você se sinta desejável e confiante.

Seja criativa(o)

Crie um plano de como começar a falar sobre esse assunto. 'Fabriquem' oportunidades (por meio de filmes, revistas, internet, passeios) para abordar o tema. Como disse, pode ser difícil o começo, mas não é impossível. Aliás, falar não deveria ser nada difícil, portanto, entenda que é natural expressar o que deseja. Se você estiver confiante (por isso mesmo as primeiras dicas foram todas para uso pessoal), tudo se tornará mais fácil e você irá se surpreender com os resultados porque, se você tem desejos, o outro também tem.

Pense nos dois

Ao permitir-se falar sobre sexo e seus desejos mais íntimos você estará permitindo ao outro fazer o mesmo. Portanto, não faça isso pela metade: faça totalmente, seja o mais franco e direto que puder. Deixe claro que tudo que for feito para aprimorar ainda mais a vida sexual. Isso será benéfico aos dois! E, é claro, da mesma forma com que deseja ser ouvido, ouça também sem pré-julgamentos.

Saiba falar

O modo com que falamos nos direciona para melhores resultados. Um dos pontos delicados deste tema é exatamente não deixar transparecer nenhuma insatisfação (ou saber dosar quando for necessário). Afinal, como disse, o outro não tem a capacidade de adivinhar. Portanto, evite frases que soem como queixa como: 'Por que você não pratica mais tempo de sexo oral'? A melhor colocação talvez seja: 'Eu adoro quando você pratica o sexo oral'! Sei bem que alguma colocação de cunho negativo pode e deve ser feito para eliminar coisas que incomodam, mas, neste caso, uma boa forma talvez seja usar essa técnica: usar três afirmações positivas para cada uma negativa ('Eu amo quando você faz isso, isso e isso, mas não estou realmente gostando disso').

Não protele e não regrida

Não enfie a cabeça na areia permitindo que passem dias, meses e anos sem tomar a providência de falar com seu (sua) parceiro (a) principalmente sobre algo que não esteja agradando. Seja autoconsciente: você está trabalhando para melhorar o seu relacionamento sexual e a omissão neste caso só agravará a situação. Assim, se você começou o processo de se abrir mais e ouvir o outro, não regrida. Afinal, você tem anos de experiência de como é ruim não conseguir expor os próprios desejos. Essa poderá ser uma estrada promissora e, a menos que você se permita regressar ao velho costume do mutismo, alimente a comunicação porque você só tem a ganhar.

União

Conecte-se com o seu sua parceiro(a) por meio da música, arte, dança, poesia, natureza, comida e outras experiências sensoriais. Essas são formas de unir-se ainda mais e isso irá definir o tom de intimidade e conexão entre vocês. Esteja aberto(a) a novas experiências e aprenda finalmente a falar sem medo de julgamentos, assim como ouvir sem julgar. Tudo na vida está interligado. A evolução psicológica, relacional e espiritual está em proporção direta com a vida sexual. Essa energia assim despertada e fluindo normalmente fará com que sua vida floresça em todos os aspectos.


MSN

Advertisement

0 Seu comentário é sempre bem vindo!:

Postar um comentário

Deixe-nos seu comentário sobre a matéria. Entretanto, trate com respeito os demais leitores.

Evite comentários e termos grosseiros, agressivos ou que possam ser interpretados como tais.

Obs: Evitem se indetificar como Usuários anônimos.

Total de visualizações

Click/ Ouvir

Click/ Ouvir
Imagem Exclusiva!
 
Top