Embora muitas mulheres afirmem categoricamente que preferem homens que lavam e passam roupa, cozinham e limpam a casa, um estudo recente mostrou que, pelo menos no que diz respeito à vida sexual de casais, essa preferência não é tão clara.

Ao analisar dados de 4,5 mil casais americanos heterossexuais, os pesquisadores relataram que aqueles em que a mulher executava tarefas tradicionalmente “femininas” faziam sexo 1,6 mais vezes do que aqueles que dividiam as tarefas de modo igualitário.


Problemas para dormir podem afetar o relacionamento entre casais


Os resultados contrariam também a ideia de que o sexo poderia ser uma “recompensa” para os maridos que fogem do “esperado” e fazem outras tarefas da casa. “O sexo parece sair do reino convencional da troca (…) e [o estudo] sugere a importância de papéis de gênero na frequência sexual em casamentos heterossexuais”, escrevem os autores da pesquisa, publicada no periódico American Sociological Review.


Casais recentes parecem se conhecer melhor do que casais que estão juntos por 40 anos


“O casamento hoje não é o mesmo de 30 ou 40 anos atrás, mas há algumas coisas que permanecem importantes”, ressalta a pesquisadora Julie Brines. “Sexo e trabalhos domésticos ainda são aspectos-chave de dividir uma vida, e ambos estão relacionados à satisfação marital e à maneira como os esposos expressam sua identidade de gênero”. Os dados analisados foram coletados de 1992 a 1994 – para os autores, um período não tão distante a ponto de comprometer a validade das informações.


Casais que lavam louças juntos são mais felizes, diz estudo



Simples assim?


Sabino Kornrich, um dos autores do estudo, alertou os maridos folgados: não usem os resultados da pesquisa como desculpa para não ajudar a limpar a casa e cozinhar. “Homens que se recusam a ajudar em casa podem aumentar os conflitos no casamento e diminuir a satisfação de suas esposas”, lembra.


Amor não basta para manter casais juntos


Analisando “de fora”, a antropóloga Ruth Mace, da University College London (Reino Unido), faz algumas ressalvas. “Sexo e trabalhos domésticos são áreas notoriamente difíceis de se obter dados”, diz. As pessoas podem mentir (ou mesmo se recordar de forma equivocada) sobre quantas tarefas de casa costumam realizar e quantas vezes costumam fazer sexo.

Além disso, pode haver outras variáveis envolvidas no processo, que teriam ficado de fora das análises – há mulheres que se sentem “no comando” quando a manutenção da casa depende delas, ou elas talvez não tenham expectativa de que o marido vá ajudar em tarefas domésticas.

E vocês, leitoras e leitores, o que acham?[American Sociological Review] [The Telegraph (1)] [The Telegraph (2)]

Advertisement

0 Seu comentário é sempre bem vindo!:

Postar um comentário

Deixe-nos seu comentário sobre a matéria. Entretanto, trate com respeito os demais leitores.

Evite comentários e termos grosseiros, agressivos ou que possam ser interpretados como tais.

Obs: Evitem se indetificar como Usuários anônimos.

Total de visualizações

Click/ Ouvir

Click/ Ouvir
Imagem Exclusiva!
 
Top