O Projeto de Integração do Rio São Francisco, também vai levar abastecimento de água tratada para quase 20 mil famílias que vivem próximas aos Eixos Leste e Norte do empreendimento. Essas obras beneficiarão municípios da Paraíba, Ceará, Pernambuco e Bahia. Na Paraíba serão atendidas 2.979 famílias nos municípios de Monteiro, Cajazeiras, Monte Horebe e São José de Piranhas.
Em Monte Horebe, no Sertão, serão atendidas as comunidades de Chapada e Serrinha; Em São José de Piranhas estão as comunidades de Benedita, Cacaré, Catingueira, Mandassaia, Serra do Vital, Antas II, Bartolomeu, Boa Vista, Morros, Santa Luzia, Serrote das Flores, Várzea de Antas, Antas I, Arruído e Garguelo.
Ainda no Alto Sertão, em Cajazeiras serão beneficiadas as comunidades de Terra Molhada, Caiçara I e Caiçara II.
No Cariri paraibano, no município de Monteiro, serão atendidas as comunidades de  Cachoeirinha, Garapa, Santa Luzia, Mulungu, Serrote de Baixo, Serrote de Cima, Tamanduá, Espírito Santo, Pau d’Arco, Pocinhos, Rigideira, Bom Jesus, Bredo I, Santana I, Santana II, Pau Ferro, Serrote, Sítio do Meio, Tingui I e Tingui II.
O Programa de Implantação de Infraestrutura de Abastecimento de Água vai garantir o acesso à água tratada para 19,6 mil famílias. A licitação ainda prevê a realização de um diagnóstico socioeconômico desses povoados. Com base nesse levantamento, o DNOCS definirá as localidades que, além de receber os sistemas de abastecimento de água, serão contempladas com um reservatório de água bruta para dessedentação de animais e irrigação de pequenas hortas em sua volta. “O projeto identificará as áreas que permitirão a instalação de um ponto verde. Isso vai beneficiar os pequenos produtores rurais”, explica a coordenadora do DNOCS em Pernambuco, Rosana Bezerra.
A licitação para a elaboração dos projetos executivos desses sistemas de abastecimento, que contemplarão 325 comunidades nos estados da Bahia, Ceará, Paraíba e Pernambuco, foi publicada nesta semana, no Diário Oficial da União (DOU). O estudo receberá investimentos de aproximadamente R$ 15 milhões e deverá ser iniciado em 90 dias, sob a supervisão do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), do Ministério da Integração Nacional.
A empresa vencedora da licitação será responsável pelo desenvolvimento de projetos para construção de sistemas de abastecimento de água nas comunidades localizadas até cinco quilômetros dos Eixos Norte e Leste dos canais do Projeto de Integração do São Francisco. São povoados rurais, comunidades quilombolas, indígenas e assentamentos do Incra ao longo de 25 cidades do semiárido nordestino. Esta ação faz parte dos 38 Programas Ambientais desenvolvidos pelo Ministério da Integração Nacional.
A expectativa é que a construção dos sistemas de abastecimento seja iniciada no segundo semestre de 2014. Rosana Bezerra conta que algumas dessas localidades poderão ter a data de entrega antecipada. “Elaboramos um plano de trabalho pelo qual serão entregues os projetos executivos por trechos. À medida que os estudos forem concluídos nas primeiras comunidades visitadas, iniciaremos as obras o mais rápido possível”, prevê a coordenadora do DNOCS em Pernambuco.

De olho no Cariri

Advertisement

0 Seu comentário é sempre bem vindo!:

Postar um comentário

Deixe-nos seu comentário sobre a matéria. Entretanto, trate com respeito os demais leitores.

Evite comentários e termos grosseiros, agressivos ou que possam ser interpretados como tais.

Obs: Evitem se indetificar como Usuários anônimos.

Total de visualizações

Click/ Ouvir

Click/ Ouvir
Imagem Exclusiva!
 
Top