MEC lança guia do participante do Enem 2012 com dicas para fazer boa redação na provaO MEC (Ministério da Educação) lançou nesta segunda-feira (30) o guia do participante do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012, que explica, em detalhes, como será a correção da redação e dá exemplos de textos-modelo para a prova.

O guia “A Redação no Enem 2012” ainda traz seis redações do Enem 2011 que tiraram a nota máxima (1000 pontos). Elas são comentadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), responsável pela correção da prova.

A divulgação do guia já havia sido anunciada pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em maio. As inscrições para o Enem 2012 terminaram em junho e quase 5,8 milhões de candidatos confirmaram participação.

Mudanças neste ano

Na prova deste ano, dois corretores, a princípio, olham a redação do candidato. Se a diferença entre a nota final deles for superior a 200 pontos na nota total ou de 80 pontos em cada uma das competências, um terceiro corretor entra em cena. A nota final será a média aritmética simples das menções “mais próximas”.

Caso a discrepância permaneça, uma banca, formada por três avaliadores, corrige novamente o texto. Ela, então, determina a nota final do candidato.

O MEC (Ministério da Educação) disponibilizou cinco exemplos de situações que podem acontecer nas correções da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Nesta primeira situação, a diferença entre as dadas pelo corretor não são maiores que 200 (são, na verdade, exatamente 200). Neste caso, não haverá nova correção e a nota final será a média aritmética das dos dois corretores.

Na prática, o processo ocorre assim: se o corretor A, por exemplo, deu a um candidato nota 95 para a competência 1 (demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita) e o corretor B deu nota 180, a redação será automaticamente corrigida pelo terceiro avaliador, já que a diferença entre as duas menções será de 85.

São cinco competências e cada uma vale 200 -1.000 é a nota máxima na redação. Se as duas notas finais (a soma das cinco competências) tiveram uma diferença superior a 200 pontos entre os dois avaliadores, o terceiro corretor também atua. Em persistindo a discrepância, o texto vai para a banca.

VEJA O QUE MUDOU NA CORREÇÃO DA REDAÇÃO DO ENEM

http://3.bp.blogspot.com/-vEVP5jcMjVY/UBcxNh7zuzI/AAAAAAAAuc8/F_fGn9LB6r8/s1600/O-que-mudou-no-Enem.png

Esta é a segunda mudança na diferença mínima de pontos para uma nova correção da redação. Nas edições de 2009 e 2010, era preciso que os dois corretores dessem notas com no mínimo 500 pontos de discrepância entre uma e outra para que houvesse uma nova avaliação. No ano passado, o limite caiu para 300; agora, são 200 pontos.

De acordo com o MEC, as redações terão que ter um mínimo de sete linhas para poderem ser corrigidas.

Vista da redação

O anúncio de que os estudantes poderão ver uma cópia da redação do Enem atende, na verdade, a um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), assinado com o Ministério Público em agosto de 2011. No acordo, o MEC se comprometia a liberar a correção do texto no exame de 2012. Foi esse, inclusive, um dos argumentos do governo nos recursos contra as decisões judiciais que obrigavam o ministério a dar vista da prova no ano passado.

Em 2011, os inscritos no Enem foram convidados a formular uma dissertação com o tema "Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado". Havia dois trechos de textos e uma tirinha como material de apoio.


Da Redação com Uol

Advertisement

0 Seu comentário é sempre bem vindo!:

Postar um comentário

Deixe-nos seu comentário sobre a matéria. Entretanto, trate com respeito os demais leitores.

Evite comentários e termos grosseiros, agressivos ou que possam ser interpretados como tais.

Obs: Evitem se indetificar como Usuários anônimos.

Total de visualizações

Click/ Ouvir

Click/ Ouvir
Imagem Exclusiva!
 
Top