 O clima de insegurança que vem reinando na Paraíba nos últimos dias ganhou repercussão em todo o País na noite de segunda-feira (2). O Jornal Nacional divulgou como manchete matéria mostrando a quantidade de assaltos a agências bancárias registrado no Estado este ano.
O clima de insegurança que vem reinando na Paraíba nos últimos dias ganhou repercussão em todo o País na noite de segunda-feira (2). O Jornal Nacional divulgou como manchete matéria mostrando a quantidade de assaltos a agências bancárias registrado no Estado este ano.De acordo com a reportagem exibida em rede nacional pela Rede Globo de Televisão, só em 2010 já foram executados 40 assaltos na Paraíba, o equivalente a 10% de todos os assaltos a bancos no Brasil.
A matéria exibida no Jornal Nacional mostrou o sentimento de medo e insegurança que toma conta da população que mora nas pequenas cidades da Paraíba. “Basta ver um carro estranho, que a gente já fica tímido, esperando o pior”, confessou um motorista entrevistado pela reportagem.
O temor tem sentido. Num assalto em Jacaraú, de 14 mil habitantes, as câmeras de segurança registraram o momento em que quatro bandidos invadiram a única agência bancária da cidade. “Todo mundo com medo dentro do banco começou a gritar, ele mandou todo mundo ter calma. Mas a ação foi muito rápida”, contou uma vítima.
Segundo a matéria exibida pela TV Globo, a onda de assaltos a bancos já atingiu 29 cidades do interior paraibano este ano. Por todo o estado, as pessoas estão assustadas. “Ficou todo mundo com medo de sair, medo de ficar em banco. Com medo que eles voltem. Porque se eles não levaram nada, com certeza vão voltar para pegar alguma coisa”, acredita a dona de casa Tatiana.
A matéria também mostrou que Umbuzeiro, a 200 quilômetros de João Pessoa, foi uma das cidades do interior da Paraíba que tiveram a única agência bancária invadida. “Eles explodiram os caixas eletrônicos, que ainda estão espalhados na área de autoatendimento”, disse a reportagem.
Em outros três municípios, dois assaltos com explosivos em menos de 48 horas. Em um deles, houve sequestro de funcionários. Os estragos deixaram algumas cidades sem atendimento bancário durante 20 dias. Quem passou pelo susto com uma arma na cabeça, não esquece. “Nós éramos o foco, se ele quisesse metralhar, ele tinha matado a gente. Pra mim, parecia que era o último dia mesmo”, contou uma vítima da violência no interior paraibano.
Segundo a Polícia Federal da Paraíba, os bancos e postos de atendimento são fiscalizados todos os anos, mas não é possível assegurar que, depois de vistoriados, os estabelecimentos mantenham o plano de segurança.
Click e veja toda a matéria
Marifuxico com G1
03/08/2010
 
 
 

 
0 Seu comentário é sempre bem vindo!:
Postar um comentário
Deixe-nos seu comentário sobre a matéria. Entretanto, trate com respeito os demais leitores.
Evite comentários e termos grosseiros, agressivos ou que possam ser interpretados como tais.
Obs: Evitem se indetificar como Usuários anônimos.