Na Paraíba, com esta incrível série de cassações de mandatos, logo suspensas por decisões liminares do TRE, está em voga algo que popularmente já vem sendo chamado de “efeito sanfona eleitoral”.
A expressão “efeito sanfona” aplica-se com mais propriedade às pessoas que, querendo emagrecer, submetem-se a uma rigorosa dieta para perder peso e logo em seguida, não resistindo às tentações da mesa, voltam a ingerir calorias em excesso, o que as levam a readquirir todos os quilinhos que perderam.
Em relação à política, a expressão está sendo usada para ironizar esta curiosa sequência de concessão de liminares que possibilitam aos cassados continuar nos seus cargos, como se nada tivesse ocorrido, até que o caso seja julgado em última instância.
Ninguém ignora, nem certamente pode negar, o direito que agentes políticos têm de se defender ante uma decisão judicial que lhe subtraia o mandato. Mas no geral, a opinião pública fica sem entender direito.
Comemora quando tem notícia da cassação, mas logo em seguida cai na real quando descobre que existe um tal “efeito suspensivo”, suficiente e bastante para manter os cassados sentados na mesma cadeirinha que já vinham ocupando.
É a este vai-e-vem das decisões judiciais (ora se tira um prefeito do cargo, ora se bota de novo) que se está dando o nome de “efeito sanfona”. Com os recursos quase infinitos que existem no direito brasileiro, esse “engorda-emagrece” pode se estender per omina seculum seculorum.
E nos casos dos mandatos eletivos, não precisa nem disso tudo: bastam quatro anos.
Quem grampeou Lena?
As investigações ainda não terminaram, mas assessores do Palácio da Redenção já comentam com absoluta convicção: está identificada, provada e comprovada, a pessoa que gravou a conversa com a secretária de comunicação Regirlene Guimarães. Segundo essas informações, não foi ninguém da secretaria. Nem do governo. Esse, pelo menos até agora, é o norte das investigações.
O nome do “araponga” já teria sido levado ao conhecimento governador José Maranhão. Informou-se ainda que na próxima viagem que fizer a Brasília, Maranhão vai tratar deste assunto, levando as provas na bagagem.
0 Seu comentário é sempre bem vindo!:
Postar um comentário
Deixe-nos seu comentário sobre a matéria. Entretanto, trate com respeito os demais leitores.
Evite comentários e termos grosseiros, agressivos ou que possam ser interpretados como tais.
Obs: Evitem se indetificar como Usuários anônimos.