O maior número de pessoas em situação de extrema pobreza no Brasil é da cor parda, com 10,054 milhões, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados nesta terça-feira.
Eles representam 62% de um universo composto por 16,2 milhões de habitantes --8,5% da população brasileira atual de 190,7 milhões.
Número de mulheres em extrema pobreza é maior que o de homens
Nordeste concentra 59% da população em extrema pobreza, diz IBGE
Em seguida, na divisão por cor estão: brancos (4,250 milhões), pretos (1,456 milhões), índios (326.386), amarela (178.853) e 39 pessoas não declararam cor.
No dia 3 de maio, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome divulgou novos critérios para o índice da linha da pobreza. Estão incluídas neste grupo pessoas com renda mensal de até R$ 70, valor limite da linha da pobreza extrema traçada pelo governo federal.
Para chegar ao número de pessoas em situação de extrema pobreza, foram cruzados diferentes dados do último Censo 2010 feito pelo IBGE.
A nomenclatura para designar cor e raça (branca, preta, parda, amarela e indígena) é a utilizada oficialmente pelo IBGE.
Folha.com
0 Seu comentário é sempre bem vindo!:
Postar um comentário
Deixe-nos seu comentário sobre a matéria. Entretanto, trate com respeito os demais leitores.
Evite comentários e termos grosseiros, agressivos ou que possam ser interpretados como tais.
Obs: Evitem se indetificar como Usuários anônimos.