Rio - O jovem de apenas 25 anos que recebeu o primeiro transplante total de rosto dos EUA há 2 dois meses fez a primeira aparição pública nesta segunda-feira. Dallas Wiens apareceu em uma coletiva juntamente com cirurgiões do hospital de Boston, que realizaram o procedimento.
Dallas perdeu a face em novembro de 2008 após encostar sua cabeça em um fio de alta-tensão. As queimaduras literalmente "apagaram" seu rosto. Os médicos não foram capazes de devolver a visão de Dallas, mas agora ele já é capaz de falar com clareza
A operação que colocou um novo rosto no americano e restaurou sua vida, durou cerca de 15 horas. No procedimento o jovem recebeu nariz, lábios, pele, músculos e nervos de um doador que não foi identificado. O acidente que Dallas sofreu foi tão greve que ele perdeu a sensibilidade na face.
Americano teve o rosto 'apagado ' após levar choque em uma torre de alta tensão. Montagem mostra Dallas antes do acidente (esq.), após o choque (centro), e durante a coletiva (dir.) | Foto: Reprodução Internet
Além da aparência o procedimento deu ao jovem maiir facilidade para espirar, falar, comer e interagir socialmente. Segundo os médicos, Dallas poderá recuperar até 90 % da sensação em sua testa, bochecha e lábios.
A operação que custou US$ 300 mil foi paga pelo Departamento de Defesa Americano.
O DIA ONLINE
0 Seu comentário é sempre bem vindo!:
Postar um comentário
Deixe-nos seu comentário sobre a matéria. Entretanto, trate com respeito os demais leitores.
Evite comentários e termos grosseiros, agressivos ou que possam ser interpretados como tais.
Obs: Evitem se indetificar como Usuários anônimos.