Pesquisa de 2013 afirmava que o ato sexual poderia aliviar ou acabar com a enxaqueca. Pedimos ajuda de uma especialista para ver se isso é realmente verdade.

Em 2013, uma equipe de pesquisadores publicou os resultados de um estudo sobre os efeitos do sexo em pacientes com enxaqueca e cefaleia em salvas.

Em resumo, os estudiosos da Universidade de Münster, na Alemanha, sugeriam que, em vez de usar a dor de cabeça como desculpa para refusar sexo, é mais eficaz transar do que tomar uma aspirina, por exemplo.

Negativas constantes para o sexo podem indicar que é a hora de procurar ajuda

Com isso, muita gente saiu por aí dizendo que dor de cabeça não era mais desculpa para recusar fogo... o que é, obviamente, uma mentira.

Vamos aos fatos: de acordo com o relatório divulgado na revista da Sociedade Internacional da Dor de Cabeça, mais da metade das pessoas que sofriam de enxaqueca e fizeram sexo durante uma crise teve melhora nos sintomas. Um em cada cinco teve melhora total da crise. Alguns afirmaram mesmo utilizar a atividade sexual como "ferramenta terapêutica" para o alívio da enxaqueca.

Os pesquisadores sugeriam que o ato sexual aumentava a secreção de endorfina, o analgésico natural do corpo, pelo sistema nervoso central, que pode reduzir ou até eliminar uma dor de cabeça.

MAS o que muita gente não prestou atenção foi no seguinte: apenas 13% da população estudada era de mulheres.

– Quem é que tem mais tendência à enxaqueca? — pergunta a ginecologista e sexóloga Jaqueline Brendler. A resposta: as mulheres.

E mais:

— Os homens, naturalmente, acham que sexo pode ser remédio. Eles usam sexo como analgésico, anti-inflamatório, relaxante muscular, enquanto as mulheres tendem a ter uma visão mais romântica.

Além disso, diz Jaqueline, as mulheres sofrem mais de dificuldades sexuais do que os homens, e, por vergonha ou timidez, demoram mais para procurar tratamento. Logo, é mais provável que deem mais desculpas para evitar a intimidade sexual, e "estou com dor de cabeça" é a mais clássica delas. 

"Ninguém escolhe ter um problema sexual", diz sexóloga 
Leia as últimas notícias sobre Vida e Estilo 

Então, não adianta tentar convencer o parceiro se ele alega estar com dor de cabeça:

— Sexo bom entre pessoas saudáveis acontece naturalmente, e há várias oportunidades, pois as pessoas seguem o seu instinto. Então não há por que "insistir" num momento de dor de cabeça — diz a ginecologista.


ZH

Advertisement

0 Seu comentário é sempre bem vindo!:

Postar um comentário

Deixe-nos seu comentário sobre a matéria. Entretanto, trate com respeito os demais leitores.

Evite comentários e termos grosseiros, agressivos ou que possam ser interpretados como tais.

Obs: Evitem se indetificar como Usuários anônimos.

Total de visualizações

Click/ Ouvir

Click/ Ouvir
Imagem Exclusiva!
 
Top