A aposentada Tereza Cabral, 80 anos, faz anualmente um percurso de 8 km no Agreste paraibano de joelhos, cumprindo penitência há 10 anos, desde que o filho saiu da prisão.

A caminhada penitencial da Semana Santa reuniu 40 mil pessoas neste domingo (6), saindo da Catedral Nossa Senhora da Conceição, no Centro de Campina Grande, até o Convento Ipuarana, no município de Lagoa Seca.

O amor da mãe pelo filho levou a idosa a realizar o percurso ao longo da BR-104, acompanhando a multidão que segue a tradicional caminhada, sempre no domingo que antecede o Domingo de Ramos, e promovida pela Diocese de Campina Grande há 16 anos.

“Eu pedi a Deus e hoje ele é um homem de bem. Já vou com uns 15 anos de paz, graças a Deus”, afirmou Tereza Cabral.

A programação começou às 5h30, com missa na Catedral em Campina Grande. Em seguida, a multidão seguiu pela avenida Floriano Peixoto, Praça do Viaduto Elpídio de Almeida, avenida Manoel Tavares até a BR-104, chegando ao Convento Ipuarana, em Lagoa Seca. No campo do convento, foi ministrada a palavra e dada a benção aos fiéis.

No percurso, é comum presenciar pessoas descalças, rezando o terço, pessoas com deficiência e até crianças em caminhada. “Tudo isto é a demonstração de fé do povo. Eles pagam promessas para agradecer graças alcançadas ou fazer pedidos especiais. As pessoas se emocionam porque sentem a grandeza do amor de Deus e sabem que ali estão fazendo apenas um pequeno sacrifício”, explica Dom Manoel Delson, bispo de Campina Grande.

Para o padre Márcio Henrique, Vigário Geral e organizador da caminhada, este é um dos momentos mais fortes da vivência da quaresma. “O povo se reúne e vem participar deste momento numa forma de intensificar a sua vivência quaresmal. Até quem não aproveitou a quaresma para buscar uma rotina de orações e sacrifícios, vem participar da caminhada, buscando a misericórdia e a graça Divinas. Penitenciam-se, no sentido de transformar o coração, rompendo com seus pecados e seus vícios”, afirmou.

A Caminhada Penitencial tem um percurso de, aproximadamente, quatro horas de duração e conta com pontos de apoio para distribuição de água, assistência médica, carro de apoio e trio elétrico para o grupo de animação e oração. Conta também com auxílio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar, Exército Brasileiro, Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), Companhia de Policiamento do Trânsito (Cptran) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).


G1

Advertisement

0 Seu comentário é sempre bem vindo!:

Postar um comentário

Deixe-nos seu comentário sobre a matéria. Entretanto, trate com respeito os demais leitores.

Evite comentários e termos grosseiros, agressivos ou que possam ser interpretados como tais.

Obs: Evitem se indetificar como Usuários anônimos.

Total de visualizações

Click/ Ouvir

Click/ Ouvir
Imagem Exclusiva!
 
Top