De janeiro até agora, o investimento do Governo Federal em educação básica superou os 25 bilhões de reais. Em 2012, R$ 48 bilhões foram destinados ao setor, de acordo com dados do Tesouro. Mesmo assim, no ano passado, o país ficou em penúltimo em ranking que mede o desempenho educacional de 40 países.

Segundo os dados mais recentes disponibilizados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), havia 57,7 milhões de matrículas no país em 2011. Dessas, mais de 44,8 milhões estavam distribuídas pelas unidades de educação básica e ensino superior da rede pública.

Investimento por aluno

De acordo com informações disponíveis no portal do Inep, cada aluno da educação infantil custava ao Estado 3,7 mil reais em 2011; aqueles que cursavam do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, 4,3 mil reais; os que estavam entre o 6º e o 9º ano, 4,4 mil.

Para cada universitário brasileiro na rede pública, o investimento era de cerca de 20,6 mil reais dois anos atrás. Levando-se em conta os valores da época, a formação educacional completa de um cidadão estava orçada em mais de 145 mil reais.

A educação cara contrasta com o pequeno orçamento do ministério. Por e-mail, o órgão informou que dispõe de 92,8 bilhões de reais para investimentos em 2013 – um crescimento de 189% em relação a 1996. Entretanto, o valor representa apenas 4% do total do orçamento da união. Ao todo, o Governo Federal vai gastar cerca de 2,27 trilhões de reais em 2013.

Medidas recentes pretendem injetar mais dinheiro em educação. Uma delas foi aprovada na Câmara, na última quarta. A proposta destina 75% dos royalties obtidos com a exploração do pré-sal para a educação pública, com prioridade para o segmento da educação básica. Medida pode ser votada ainda hoje no Senado Federal. "Atualmente, apenas 50,2% dos jovens concluem o ensino médio no país", afirmou Augusto Nardes, presidente do TCU, ontem, durante reunião do órgão sobre o tema.


Exame/Veja

Advertisement

0 Seu comentário é sempre bem vindo!:

Postar um comentário

Deixe-nos seu comentário sobre a matéria. Entretanto, trate com respeito os demais leitores.

Evite comentários e termos grosseiros, agressivos ou que possam ser interpretados como tais.

Obs: Evitem se indetificar como Usuários anônimos.

Total de visualizações

Click/ Ouvir

Click/ Ouvir
Imagem Exclusiva!
 
Top