As chuvas no semiárido paraibano em 2013 estão caindo numa quantidade semelhante às de 2012, a diferença é que a pouca chuva prevista para cair este ano esta caindo num curto espaço de tempo, ou seja, de uma vez explica o físico e meteorologista Rodrigo Cézar Limeira.

Rodrigo disse que as chuvas estão escassas como ele mesmo já esperava, e que este ano não haverá inverno (estação chuvosa normal) no semiárido do estado, devido ao Oceano Atlântico Sul, até a data limite de 20 de Março, não ter aquecido, fato que provoca a ausência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o sistema meteorológico responsável pela estação chuvosa da região no período de Fevereiro a Maio.

Dessa forma diz Rodrigo, sem a ZCIT, as chuvas estão sendo provocadas por um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, que também atua aqui na região no mês de Março, mas que produz chuvas muito isoladas, tornando realidade à ocorrência de uma seca verde este ano.

O período chuvoso este ano deverá ser curto, isso porque quando este vórtice dissipar, as chuvas irão desaparecer da região, por isso Rodrigo aconselha os produtores a não plantarem este ano.

Tendência para os próximos dias é de poucas chuvas diz Rodrigo, devido ao vórtice estar atualmente numa posição desfavorável para provocar chuvas no interior da Paraíba.

Rodrigo explica que mesmo em anos secos podem ocorrer chuvas torrenciais em pontos isolados, isso devido ao fato da convecção (fenômeno) responsável pela formação de nuvens de chuvas ser mais intensa em alguns municípios que em outros.

Em 2012, que foi um ano de seca choveu cerca de 675 mm de chuva em Cajazeiras, em Sousa choveu 405 mm, ou seja, mesmo em anos de pouca chuva alguns municípios podem ser beneficiados por volume maiores, algo que é absolutamente normal.

Rodrigo ainda faz um alerta em relação a vários mananciais do estado, devem secar este ano a exemplo do açude do Jatobá e barragem da Farinha em Patos, que apesar da chuvada de Março não armazenaram água, ou seja, continuam com 8% e 5% respectivamente. O açude de São Gonçalo é outro grande manancial ameaçado, antes da chuvada de Março tinha 22,6% agora tem 26,6%, ou seja armazenou pouca água, assim como o açude de Engenheiro Ávidos em Cajazeiras que tinha 13,4% e agora tem 17,5%. Houve, portanto uma pequena variação no nível dos grandes reservatórios do semiárido com as chuvas isoladas de Março, fato que é preocupante, mas que não é novidade já que Rodrigo no início de Janeiro divulgou à imprensa patoense que 2013 seria ano de pouca chuvas (50% a 70% abaixo da média) e que muitos reservatórios estariam comprometidos pela falta de água.

Rodrigo também disse que a situação de Patos é menos preocupante que a de Sousa principalmente porque Coremas, mesmo armazenando pouca água agora em Março ainda tem 39% de sua capacidade, assim como também o Açude de Mãe d’ Água.

A AESA (Agência Executiva das águas do estado da Paraíba) disponibiliza os dados pluviométricos e a precipitação média mensal e anual de vários postos pluviométricos da Paraíba. Quem quiser acessar os dados pluviométricos basta digitar www.aesa.pb.gov.br

Veja abaixo os índices de chuvas de alguns municípios em Março, e quanto choveu abaixo da média em cada um deles:



Fonte: patosonline.com com informações de Rodrigo Cézar Limeira

Advertisement

0 Seu comentário é sempre bem vindo!:

Postar um comentário

Deixe-nos seu comentário sobre a matéria. Entretanto, trate com respeito os demais leitores.

Evite comentários e termos grosseiros, agressivos ou que possam ser interpretados como tais.

Obs: Evitem se indetificar como Usuários anônimos.

Total de visualizações

Click/ Ouvir

Click/ Ouvir
Imagem Exclusiva!
 
Top