Dhairya Dand acordou no pronto-socorro do hospital sete horas depois de ter ido a uma festa universitária. As poucas lembranças que restaram da noite anterior eram dos goles nos drinques - que o estudante de 23 anos parou de contar na terceira dose.

Depois deste susto, o pesquisador do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, fez mais do que aprender a lição. Em três semanas, ele desenvolveu cubos de gelo inteligentes que alertam as pessoas sobre o quanto elas beberam, com o intuito de evitar o coma alcoólico.

Batizado de Cheers! (a saudação feita no brinde, em inglês), os gelos moldados em gelatina comestível foram recheados com luzes de LED, acelerômetro, cronômetro, receptores infravermelhos e bateria. O acelerômetro é usado para calcular os goles dados e o cronômetro, para controlar o quão rápido o copo é esvaziado, indicando o nível de intoxicação alcoólica.

É com esses dados que o circuito descobre o quanto a pessoa já bebeu, emitindo sinais luminosos - e no ritmo da música, para ninguém fazer feio na festa. Os cubos mudam de cor como um semáforo: o sinal livre do verde, o alerta do amarelo (um tanto alaranjado) e a pausa do vermelho.

Se a bebedeira continuar depois do pisca-pisca vermelho, o aparelho dribla a euforia da hora e envia um recado para um amigo mais próximo, avisando que a dona do copo precisa de ajuda rapidamente. O cubo inteligente do MIT pode não servir para gelar a bebida, mas, com esse papel de amigo da vez, quem se importa?


UOL

Advertisement

0 Seu comentário é sempre bem vindo!:

Postar um comentário

Deixe-nos seu comentário sobre a matéria. Entretanto, trate com respeito os demais leitores.

Evite comentários e termos grosseiros, agressivos ou que possam ser interpretados como tais.

Obs: Evitem se indetificar como Usuários anônimos.

Total de visualizações

Click/ Ouvir

Click/ Ouvir
Imagem Exclusiva!
 
Top