
Patrícia Assunção explicou que as UBS estão inseridas nas redes prioritárias do Ministério da Saúde (MS), que buscam desafogar os atendimentos nas emergências, ampliar a assistência especializada e representam a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo desses postos é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para hospitais. São locais que oferecem atendimentos básicos e gratuitos em Pediatria, Ginecologia, Clínica Geral, Enfermagem e Odontologia.
Os principais serviços oferecidos pelas UBS são consultas médicas, inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, tratamento odontológico, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de medicação básica.
Atendimento – Sempre que procurar uma UBS, o cidadão deve levar um documento de identificação pessoal (Carteira de Trabalho, RG, Carteira Nacional de Habilitação) e, se possível, o Cartão do SUS. Se o atendimento for para uma criança (Certidão de Nascimento ou a Carteira de Vacinação) é necessário levar os documentos ou do responsável.
Cada Unidade é responsável por atender uma determinada área da cidade, por essa razão a pessoa deve procurar a UBS mais próxima de sua residência para garantir o atendimento.
Fonte: blog da Sabrina Barbosa
0 Seu comentário é sempre bem vindo!:
Postar um comentário
Deixe-nos seu comentário sobre a matéria. Entretanto, trate com respeito os demais leitores.
Evite comentários e termos grosseiros, agressivos ou que possam ser interpretados como tais.
Obs: Evitem se indetificar como Usuários anônimos.