Foto: Henrique Wanderley / Acervo Pessoal

O número de ciclistas tem aumentado bastante na Paraíba. Proporcionalmente, o nosso estado é o segundo no ranking nacional com maior número de bicicletas. Com isso, vários grupos vêm surgindo para a prática do ciclismo. Um deles é o Pedal Jampa. Grupo criado há cinco anos, por amigos apaixonados pelo esporte. Hoje, o Pedal Jampa é presidido por André Nascimento. Cerca de 90 pessoas integram o grupo.

O grupo de ciclismo Pedal Jampa costuma se reunir todas as terças e quintas-feiras, em um posto de gasolina na Avenida Epitácio Pessoa e, de lá, o grupo inicia a pedalada. Além de pedalar pelas ruas de João Pessoa, os ciclistas do Pedal Jampa costumam fazer trilhas na região metropolitana e em cidades próximas. Como por exemplo: Praia do Conde, Lucena, Bahia da Traição, Carapibus, Pedras de Fogo etc.

Um dos objetivos do grupo é conscientizar as pessoas que a bicicleta tambem é um meio de transporte. “A bicicleta não deve ser usada apenas para diversão. Podemos usá-la como meio de transporte. O uso da bicicleta é muito saudável ao corpo e não poluí o meio ambiente”, disse André Nascimento.

O ciclista ainda listou como fatores imprescindíveis para a mobilidade urbana direcionada aos ciclistas um maior número de ciclovias, ciclo faixas, faixa compartilhada e campanhas educativas. “A quantidade de quilômetros de ciclovias na Paraíba é muito pequena. Com o número de praticantes do esporte aumentando, precisamos de um número maior de ciclovias”, disse.

A capital paraibana hoje conta com 36 km de ciclovias, mas a Prefeitura Municipal tem projeto que amplia a extensão para 118 km. O presidente do Pedal Jampa também cobra respeito aos ciclistas no trânsito. “Os motoristas não têm respeito conosco. Várias vezes jogam os carros em cima de nós. Eu mesmo, já fui atropelado diversas vezes”. Ele ainda relatou que os ciclistas sofrem muita discriminação. “O ciclista é tratado com desrespeito na sociedade. Às vezes, nos veem como marginais. Nós precisamos ser respeitados”.

Ciclistas protestam e pedem respeito às leis de trânsito Como forma de protesto devido às mortes de três ciclistas atropelados nos Estados de São Paulo, Pará e no Distrito Federal na semana passada. Ciclistas de todo País realizaram na última terça-feira, 6, uma série de ‘Bicicletadas’ em vários estados brasileiros. Na Paraíba, cerca de 300 pessoas participaram do movimento organizado através das redes sociais.

Os manifestantes se concentraram em frente ao Busto de Tamandaré, na Praia do Cabo Branco. De lá seguiram rumo à Lagoa, no Centro de João Pessoa. O estudante Felipe de Lima, que faz parte do grupo de ciclismo “Bike Ride Brasil”, e um dos participantes do movimento, explicou o objetivo do protesto. “Nós estamos participando desta manifestação para mostrar que o ciclista tambem faz parte do trânsito. Queremos nosso espaço e respeito”, disse.

O vice-presidente da Federação Paraibana de Ciclismo, Paulo Pereira, destacou a força do manifesto criado através das redes sociais. “Achei fantástico a realização deste movimento. Mostrou a força da sociedade que, num protesto organizado através das redes sociais mobilizou tanta gente em tão pouco tempo”, concluiu.

Além de alertar a população sobre os direitos dos ciclistas no trânsito. Na Paraíba, o manifesto tambem serviu para incentivar o uso da bicicleta como um meio de transporte não poluidor e que diminuiria o número de congestionamentos nas cidades.

Serviço esclarece as leis de trânsito

O Pedal Jampa ainda presta um serviço de educação no trânsito, intitulado “Bike Anjo”. Nele, os integrantes do grupo saem às ruas esclarecendo as leis de trânsito para quem utiliza a bicicleta como meio de transporte. “Fazemos este serviço uma vez por semana, tentando conscientizar os ciclistas sobre as leis em vigor”, disse André Nascimento, o coordenador do projeto.

Além do trabalho social que pode ajudar a evitar os inúmeros acidentes envolvendo ciclistas, André aponta o companheirismo entre os participantes do grupo como um agrande diferencial. “O Pedal Jampa é como uma família. Se algum de nós estiver com problemas, estamos sempre dispostos a ajudar”.

Os interessados em participar do Grupo de Ciclismo Pedal Jampa, deve entrar em contato através do perfil @Pedaljampa, no Twitter, ou pelo blog pedaljampa.blogspot.com.

Acessórios de segurança devem ser considerados Para iniciar as atividades no ciclismo são necessários alguns equipamentos básicos para praticar o esporte com segurança. Além da bicicleta, são indispensáveis a utilização do capacete e da sinalização traseira e dianteira. A busca destes acessórios, no entanto, pode não ser tão fácil quanto se pensa, já que a grande variedade de produtos disponíveis no mercado, faz com que a variação de preços e suas disparidades sejam bastante elevadas. Assim, é comum encontrarmos nas lojas, novos ciclistas à procura da sua primeira bicicleta, perdidos no meio de tantas possibilidades e sem nenhuma ideia de como utilizar seu dinheiro na comprar um bom equipamento. A principal dica é procurar uma loja especializada, pois o aspirante a atleta terá ajuda de pessoas qualificadas que podem indicar o melhor para cada caso.


Correio da Paraíba 

Advertisement

0 Seu comentário é sempre bem vindo!:

Postar um comentário

Deixe-nos seu comentário sobre a matéria. Entretanto, trate com respeito os demais leitores.

Evite comentários e termos grosseiros, agressivos ou que possam ser interpretados como tais.

Obs: Evitem se indetificar como Usuários anônimos.

Total de visualizações

Click/ Ouvir

Click/ Ouvir
Imagem Exclusiva!
 
Top