O Produto Interno Bruto (PIB) 2009 dos 223 municípios paraibanos foi divulgado essa semana, pelo Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em coletiva à imprensa na sede do Ideme, em João Pessoa. Os cinco maiores PIB continuaram com João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Santa Rita e Patos. Já o maior PIB per capita permanece com Cabedelo desde 2003.
Pedras de Fogo, Curral de Cima, Juripiranga, Soledade e Cuité de Mamanguape apresentaram as cinco maiores variações positivas do PIB entre 2008 e 2009.
Os dados foram apresentados pelo secretário do Planejamento Gustavo Nogueira, o superintendente do Ideme, Mauro Nunes, o economista do IBGE, Jorge Souza Alves, e o economista do Ideme Geraldo Leite.
O PIB dos municípios é calculado sob metodologia uniforme em todo o país. É um importante indicador, que serve tanto como ferramenta para o planejamento de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento municipal quanto para estudos e análises por parte de pesquisadores e/ou órgãos da sociedade civil organizada.
Variações – Os estudos do IBGE e do Ideme também mostram as cinco maiores variações positivas e negativas nos valores do PIB dos municípios da Paraíba, entre 2008 e 2009. Encabeçando o grupo das maiores variações positivas, temos o município de Pedras de Fogo, cujo PIB cresceu 31,8%. Curral de Cima foi o município que teve a segunda maior variação nominal positiva (31%), seguido de Juripiranga (27,4%), Soledade (23,6%) e Cuité de Mamanguape (22,8%).
0 Seu comentário é sempre bem vindo!:
Postar um comentário
Deixe-nos seu comentário sobre a matéria. Entretanto, trate com respeito os demais leitores.
Evite comentários e termos grosseiros, agressivos ou que possam ser interpretados como tais.
Obs: Evitem se indetificar como Usuários anônimos.