A TIM resolveu acionar o Conar contra campanha publicitária da Claro por consideradá-la enganosa. A veiculação teve início no último fim de semana. Segundo a TIM, o filme “Claro Fala Mais Brasil por chamada” induz o consumidor a um entendimento errado das reais condições da oferta, segundo a operadora concorrente.
O comercial comunica que o cliente usufruirá de preços promocionais de R$ 0,25 por chamada de Claro para Claro em todo o Brasil; R$ 0,45 por ligação para fixos locais; e R$ 0,45 por dia para torpedos para qualquer operadora, o que não representa a oferta de fato.
Na realidade, explica a TIM, a cobrança não é por chamada, como afirma o comercial, e sim por cada 30 minutos nas chamadas para Claro e por cada 10 minutos nas chamadas para fixos (o que so é revelado no regulamento da promoção). Assim, a chamada pode custar muito além do valor anunciado no comercial, lesando o cliente. Além disso, há limite de 300 torpedos por dia, da mesma forma não comunicado. Vale ressaltar que o chamariz “Troque o Chip” poderá seduzir os consumidores a mudarem de operadora ao deixar de comunicar as condições reais de suas ofertas nas peças publicitárias.
Em outro jugamento no Conar, a TIM conseguiu, na última terça-feira (29/3), decisão favorável sobre a campanha que a Claro oferece internet no celular por R$ 0,39 ao dia e bônus diário de R$35,00. O anúncio foi suspenso em 06/12/2010, através de decisão proferida na ação proposta pela TIM junto ao Conselho, alegando que, ao contrário do que informa o anúncio, o cliente além de não pagar por dia de uso de internet e sim por pacote de 30 dias ou 15 dias, também possui diversas condições, não comunicadas, para usufruir do bônus diário. Apesar da Claro recorrer, o Conar confirmou a decisão favorável à TIM.
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