Seis políticos da Paraíba devem ter as candidaturas julgadas nesta quinta-feira (09) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo que cinco deles já tiveram seus registros cassados pela Justiça Eleitoral local. Entraram na pauta do TSE dois candidatos a primeiro suplente de senador, três a deputado estadual e um federal.
O primeiro suplente do candidato a senador Edgar Malagodi, Leonardo Padilha (PSOL), teve sua candidatura indeferida pelo Tribunal Regional da Paraíba (TRE-PB) por ausência de prestação de contas e quitação eleitoral.
Já Carlos Antônio Araújo de Oliveira (DEM), primeiro suplente de senador de Efraim Morais, teve o registro aprovado pelo TRE, mas o Ministério Público Eleitoral, que entendeu que o candidato não está apto a concorrer ao pleito porque teve contas públicas rejeitadas, recorreu da decisão da Corte paraibana.
Também entraram na pauta do TSE, os postulantes a uma vaga na Assembleia Legislativa, José da Costa Teixeira (PT), José Carlos de Sousa (PP) e Bala Barbosa (PMN).Este último teve sua candidatura indeferida pelo TRE por ausência de desincompatibilização.
José Carlos Teixeira teve a candidatura indeferida pelo TRE por ausência de prestação de contas no pleito anterior e quitação eleitoral e José Carlos foi enquadrado na Lei Ficha Limpa e, por isso, teve a candidatura impugnada.
No caso do candidato a deputado federal Jales Auriberto (PRB), a Corte Eleitoral paraibana entendeu que o mesmo não havia sido escolhido em convenção e, por este motivo, cassou o seu direito de concorrer ao pleito deste ano.
Caso os ministros do TSE julguem pela improcedência dos recursos, os candidatos ainda poderão recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) que não tem data limite para julgar as candidaturas podendo fazê-lo até mesmo após as eleições.
PolíticaPB
09/09/2010
0 Seu comentário é sempre bem vindo!:
Postar um comentário
Deixe-nos seu comentário sobre a matéria. Entretanto, trate com respeito os demais leitores.
Evite comentários e termos grosseiros, agressivos ou que possam ser interpretados como tais.
Obs: Evitem se indetificar como Usuários anônimos.