
Entre o pessimismo das marcas generalistas e a timidez das marcas Premium a Ferrari segue incólume às instabilidades do mercado automotivo mundial. A montadora dirigida por Luca di Montezemolo acaba de publicar os resultados financeiros de 2012, anotando o aumento das vendas em 4,5%, com um total de 7.318 unidades comercializadas no ano passado.
O mercado mais importante para a marca segue sendo os Estados Unidos, com mais de duas mil unidades vendidas, incluindo o Canadá, o que significa um aumento de cerca de 14,6% naqueles mercados.
Na Europa, as vendas também superaram as expectativas. No ano passado foram vendidos 673 carros na Inglaterra (20,4% a mais do que no ano anterior) e 750 unidades na Alemanha (+ 8,2%). A Suíça apresentou o segundo maior crescimento, com 357 carros vendidos, o que representa um aumento de 17,4%, mais que o dobro das vendas ocorridas na Espanha.
A China, com quase 500 carros vendidos, é outro mercado importante para a marca italiana. O Japão, onde foram vendidos 302 veículos em 2012, volta a crescer com notável aumento de 14,4% em relação ao ano anterior. Já as receitas procedentes da venda de produtos derivados da marca aumentaram nada mais nada menos do que 40%.
O bom desempenho da empresa como um todo refletiu no mundo dos negócios. Desbancando gigantes como Google, Coca-Cola, Apple, Mercedes-Benz, BMW, Lexus, Volkswagen e mais outras 492 marcas de todo o mundo e de diversos segmentos, a Ferrari foi eleita pelo instituto de pesquisas britânico Brand Finance como a marca mais poderosa do mundo.
Apesar de não ser a mais valiosa, posto ocupado por Apple, Samsung e Google, respectivamente, a Ferrari teve bons resultados em outros indicadores financeiros, como margens líquidas, receita média por cliente, gastos com publicidade e marketing, além de ser bem avaliada em parâmetros qualitativos, como admiração e lealdade conquistadas junto aos consumidores. Todos esses fatores levaram a italiana ao topo do ranking, desenvolvido por especialistas em avaliação de marcas líderes.
Agora, só falta conquistar o título de Fórmula-1 deste ano para coroar o bom desempenho da marca de carros com logotipo do cavalinho rampante.
Da Redação com Autoestrada
0 Seu comentário é sempre bem vindo!:
Postar um comentário
Deixe-nos seu comentário sobre a matéria. Entretanto, trate com respeito os demais leitores.
Evite comentários e termos grosseiros, agressivos ou que possam ser interpretados como tais.
Obs: Evitem se indetificar como Usuários anônimos.