O deputado federal Luiz Couto (PT-PB) classificou
como “muito grave” as denúncias exibidas no ‘Fantástico’, da Rede
Globo, no domingo (16), que mostraram a existência da indústria das
multas no Brasil, pagas por empresas, que em certos casos contam com
apoio de setores do Executivo.
“É importante a ação da Polícia Militar na investigação desse
fato, assim como da Procuradoria-Geral e do Ministério Público, a fim de
se dar um basta a essa indústria de multas de gente ganhando dinheiro à
custa dessa situação”, defendeu Couto.
O parlamentar acrescentou que há denúncias feitas, a partir de
alguns estados, de que essa indústria vem crescendo através dos
instrumentos eletrônicos que são colocados. “E assim multam, multam, e
muitas vezes os serviços de qualidade das estradas não são realizados”.
Luiz Couto também fez referência à matéria apresentada sobre analfabetos que pagam propina para obter a carteira de habilitação.
“Averiguações revelaram que as habilitações chegavam a custar R$ 4
mil e o interessado na compra do documento tinha a opção de pagar a
propina com peixe, camarão e lagosta, a exemplo do que acontecia em
Mossoró”, relatou o deputado, informando que segundo o presidente do
Grupo Nacional de Combate ao Crime Organizado, formado por promotores,
há investigações de fraudes nos DETRANs de quase todo o país.
O parlamentar lembrou que o Ministério Público da Paraíba
descobriu, após cruzar os dados do cadastro eleitoral com os do Detran,
que o estado tem 50 mil analfabetos que conseguiram tirar a habilitação.
Para Luiz Couto, é fundamental que o Ministério Público realize
essa investigação e que a Polícia Federal entre nesse circuito para
apurar, porque o que o ‘Fantástico’ mostrou é a indústria de multas e a
compra de carteiras por quem é analfabeto. “E lá no Rio Grande do Norte
você paga a carteira arranjando camarão, arranjando peixe ou lagosta.
Isso é suficiente para comprar uma carteira”, completou.
Fonte: Assessoria
0 Seu comentário é sempre bem vindo!:
Postar um comentário
Deixe-nos seu comentário sobre a matéria. Entretanto, trate com respeito os demais leitores.
Evite comentários e termos grosseiros, agressivos ou que possam ser interpretados como tais.
Obs: Evitem se indetificar como Usuários anônimos.