Apesar de estarem sendo recolhidos pela prefeitura, vários animais ainda causam transtornos à população de Patos.

É constante flagrar animais como jumentos, bodes, vacas e porcos vagando livremente pelas ruas e até mesmo pelo centro da cidade. Além da sujeira que causam, favorecem o risco de doenças que podem ser transmitidas pelos bichos, além de possíveis ataques aos moradores.

No bairro Jardim Redenção não é diferente. Os moradores sofrem com a presença desses animais, sobretudo de porcos, que são criados praticamente no meio da rua.

De acordo com a dona de casa Kiria Aline, que reside na Rua Alice Barreto, os porcos são os que causam mais transtornos em seu bairro: “Colocamos o lixo na porta na casa, no dia da coleta, só que os porcos chegam na frente e espalham tudo, fazem uma grande sujeira. Fica complicado, pois o carro da coleta não tem um horário especifico para passar. Se colocamos o lixo cedo demais, os animais derrubam tudo, se colocamos tarde, corremos o risco de perder o carro e ter que “guardar” o lixo para o próximo dia de coleta, então é difícil”, explica.

Segundo o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Sebastião dos Santos Lima, o trabalho de recolhimento desses animais é feito constantemente, mas falta consciência dos proprietários: “Recolhemos esses animais diariamente, levamos para o Parque de Exposição, os alimentamos e eles ficam lá em um período de 48 horas até o dono ir busca-lo. É paga uma multa que varia de R$ 20 à R$ 50, mas muitas vezes o dono não vai buscar o animal. Tentamos conscientizar esses proprietários que o lugar de criar animais é na zona rural, mas infelizmente muitos não respeitam e durante a noite soltam os bichos que se espalham para as ruas e o centro da cidade”, disse.

De acordo com a médica Veterinária Sônia Lima, a presença de porcos soltos nas ruas representa um grave problema de saúde publica: “Além de revirarem e se alimentarem de lixo, defecam nas ruas e são uma grande fonte de infecção”, destacou.

MaisPatos.com

Advertisement

0 Seu comentário é sempre bem vindo!:

Postar um comentário

Deixe-nos seu comentário sobre a matéria. Entretanto, trate com respeito os demais leitores.

Evite comentários e termos grosseiros, agressivos ou que possam ser interpretados como tais.

Obs: Evitem se indetificar como Usuários anônimos.

Total de visualizações

Click/ Ouvir

Click/ Ouvir
Imagem Exclusiva!
 
Top