Esse artigo não traduz o pensamento público de Cássio Cunha Lima nem de Cícero Lucena. Mas o sentimento interior. Que ambos, mesmo se quiserem negar a si mesmos, não conseguem driblar.
As eleições de 2012 tem suas características locais, suas peculiaridades municipais. Mas nas grandes cidades, como João Pessoa e Campina Grande, uma eleição municipal é sempre uma eleição estadual.
Assim, a composição de hoje tem um olho voltado pra 2014 e não adianta espernear.
É a partir daí que damos a lavra duas sentenças: Cássio não quer Cícero prefeito de João Pessoa. Nem Cícero quer Romero Rodrigues em Campina Grande. Mesmo que todos sejam tucanos, os desejos não passam pelo projeto do PSDB. Mas individuais.
Por uma razão muito simples. A eleição de Cícero em João Pessoa compromete as intenções de Cássio em 2014 e de Romero em Campina as de Cícero no mesmo período.
Ora, Cássio não vai apoiar Cícero em João Pessoa, porque, eleito, o senador tucano será um potencial aliado do prefeito Veneziano Vital do Rego (PMDB), adversário dos Cunha Lima, nas eleições de 2014 pra governador do Estado.
Ou vocês acham que Cícero vai apoiar Ricardo Coutinho? Claro que não. Assim, pra Cássio, o “amigo” Cícero Lucena é uma ameaça viva ao seu projeto de derrotar a família Vital do Rego, que tem crescido politicamente.
No caso de Cícero sobre Romero, a fórmula é a mesma só que de maneira inversa. Eleito prefeito de Campina, o deputado tucano, que segue as orientações dos Cunha Lima, não apoiará Veneziano contra Ricardo Coutinho, o que é ruim pra Cícero, que quer ver o Mago derrotado na próxima eleição.
Neste momento, o leitor mais sagaz vai pular do computador pra gritar: “Mas Cícero Lucena, eleito prefeito de João Pessoa, pode apoiar Cássio pra governador em 2014, seu blogueiro imbecil!!!!”.
Verdade não desconsiderada. Mas o fato é que, como já analisamos, há dois aspectos que impedem avançarmos nessa estrada. Primeiro a de que com a vigência da Ficha Limpa as segurança jurídica de Cássio pra ser candidato em 2014 fica comprometida. Uns dizem que pode e outros dizem que não. Imagine se Cássio vai querer passar a mesma coisa que enfrentou em 2010.
Outra e a principal delas. Poucos políticos na Paraíba conhecem tão bem a geografia eleitoral deste estado como Cássio Cunha Lima. Ele sabe que Veneziano será candidato a governador da Paraíba. Assim, não vai querer entrar numa disputa pra governador dividindo Campina, que rachará no voto a Veneziano ou a Cássio, e sem ter a garantia de João Pessoa, já que Ricardo Coutinho será candidato à reeleição.
Assim, pra Cássio, é melhor usar a João Pessoa de Ricardo contra Veneziano e ainda tenta, com grandes dificuldades, admite-se, a força de Veneziano em Campina.
Por tudo isso, pra 2014, Cássio prefere um Cícero fraco e Cícero um Cássio fraco.
Agora, podem me xingar. Mas, antes, imprimam este artigo e guardem.
Luís Tôrres
0 Seu comentário é sempre bem vindo!:
Postar um comentário
Deixe-nos seu comentário sobre a matéria. Entretanto, trate com respeito os demais leitores.
Evite comentários e termos grosseiros, agressivos ou que possam ser interpretados como tais.
Obs: Evitem se indetificar como Usuários anônimos.