Na Paraíba, 64 municípios já fizeram a adesão ao programa Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab), com oferta de 3,7 mil vagas para médicos (2 mil), enfermeiros (1 mil) e cirurgiões dentistas (700). 
A vagas são para as pessoas que estejam interessada em atuar nas equipes de saúde da família e outras estratégias de atenção básica. 
Além do benefício de contar com profissional por 40 horas semanais, os municípios também receberão o incentivo para a implantação e manutenção do Telessaúde, que permitirá às instituições de ensino superior vinculadas ao Provab dar suporte às atuação dos profissionais.
A cidade de Tavares aderiu ao Programa, posteriormente convocando selecionados. Mas uma polêmica na cidade vem deixando os profissionais de enfermagem selecionados no programa, aflitos. Ao procurarem a secretaria de saúde do município para fazer o contrato, os selecionados foram informados de que não havia vagas para enfermeiros e dessa forma, a secretaria não podia contratar por causa de uma legislação que proibia contratos. 
O curioso é que esse problema está acontecendo em todos os lugares do país, existe até uma página na rede social no facebook em que os candidatos estão se manifestando. Porém, vale ressaltar que esse problema para superlotação e falta de vagas, está ocorrendo apenas com a classe de enfermagem. No edital o número de vagas é bem específico, o que garante contratação dos convocados.
Para os enfermeiros que foram selecionados pelo PROVAB na cidade de Tavares, a Classe está sofrendo preconceito, “ como sempre somos a classe mais explorada no mercado e que aqui na Paraíba, ganha uma miséria” Disse um dos enfermeiros selecionados em Tavares. 
Os profissionais entraram em contato com o Ministério da Saúde, e foram informados que o MS vai entrar em contato com os municípios. Para a cidade de Tavares foram convocados 3 enfermeiros, porém, nenhum vai ser contratado pela inexistência de vagas

Blog da  

Advertisement

0 Seu comentário é sempre bem vindo!:

Postar um comentário

Deixe-nos seu comentário sobre a matéria. Entretanto, trate com respeito os demais leitores.

Evite comentários e termos grosseiros, agressivos ou que possam ser interpretados como tais.

Obs: Evitem se indetificar como Usuários anônimos.

Total de visualizações

Click/ Ouvir

Click/ Ouvir
Imagem Exclusiva!
 
Top