O final de semana foi de chuvas em toda a Paraíba, como vinha alertando a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). Na região do Cariri, os índices pluviométricos provocaram cheias nos rios Taperoá e Paraíba e, consequentemente, aumento no volume d'água no Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), que já recebeu mais de 7 milhões de metros cúbicos d'água (aumento de 20 centímetros na lâmina d'água).
A expectativa é que hoje pela manhã o reservatório, que abastece Campina Grande e mais 15 municípios do Compartimento da Borborema, chegue a uma recarga superior a 8,5 milhões de metros cúbicos, com um aumento de 24 cm na régua de medição. A leitura será feita às 7h por Everaldo Jacobino de Moura, responsável pelo posto do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), que administra o manancial no município.

Além das cidades cujos riachos desaguam nos rios Taperoá e Paraíba, a Aesa registrou chuvas em municípios de outras regiões. Os açudes de várias cidades receberam água; inclusive, alguns transbordaram, especialmente os de pequeno e médio porte.

Em Campina Grande não foi diferente, mas apesar de uma madrugada chuvosa, ontem, a Defesa Civil da cidade não registrou nenhuma ocorrência e não recebeu nenhum pedido de socorro, nas cerca de 20 áreas de risco locais. Apesar da "tranquilidade" dos moradores, a chuva levou o lixo aos canais. Em muitas ruas, era ele quem tomava conta, como no caso da rua Severino Verônica, no bairro da Rosa Mística.

Desde a última sexta-feira o céu permaneceu nublado na cidade e na noite do sábado, os primeiros pingos começaram a cair, deixando preocupados os moradores das chamadas áreas de risco da cidade. Em um destes locais, o conhecido "Buraco da Jia", na Rosa Mística, as casas sempre são invadidas com água suja e lixo, quando chove forte. Conforme a doméstica e moradora do local, Karla Cristina Silva, 22, o fato não aconteceu neste final de semana, mas isso não ameniza a preocupação.

Ela informou que os moradores continuam preocupados com o lixo que é acumulado na área. "A chuva não foi forte, mas é claro que qualquer chuvinha deixa isso aqui pior. Ainda mais com todo esse lixo, que com a ajuda da água cai no canal e oferece perigo de contaminação pra gente", disse. A temperatura em Campina Grande deverá permanecer entre 20°C, mínima e máxima de 30°C.

De acordo com dados da Aesa, a maior precipitação foi registrada na sexta-feira, e o município de São José do Bonfim, no Sertão paraibano, teve o mair índice - 71,4 mm. Em Campina foi registrado apenas 13,1mm. Na noite do último sábado e madrugada de ontem, a cidade registrou 20 mm.


O Norte
Foto: Xico Moraes/DB/D.A PRESS

Advertisement

0 Seu comentário é sempre bem vindo!:

Postar um comentário

Deixe-nos seu comentário sobre a matéria. Entretanto, trate com respeito os demais leitores.

Evite comentários e termos grosseiros, agressivos ou que possam ser interpretados como tais.

Obs: Evitem se indetificar como Usuários anônimos.

Total de visualizações

Click/ Ouvir

Click/ Ouvir
Imagem Exclusiva!
 
Top