Mulheres que sobreviveram a algum tipo de câncer na infância devem ser aconselhadas a amamentar, quando possível. De acordo com uma pesquisa publicada no periódico Journal of Cancer Survivorship, a amamentação pode trazer benefícios à densidade mineral dos ossos, além de evitar os riscos de doenças cardiovasculares e tumores secundários, condições que, normalmente, são agravadas pelo câncer infantil.

Segundo Susan Ogg, pesquisadora do St. Jude Children´s Research Hospital em Memphis e uma das líderes do estudo, acredita que além de ser aconselhadas a comer muitas frutas e vegetais, não fumar, usar protetores solares, praticar sexo seguro e a fazer exercícios físicos regulares, as mulheres que sobreviveram a um câncer infantil devem ser encorajadas a amamentar seus filhos. “Isso pode ajudá-las a se prevenir contra uma série de problemas resultantes do tratamento do câncer”, diz

Os pesquisadores afirmam ainda que, com o progresso no tratamento do câncer, 80% das crianças e adolescentes que lutaram contra a doença conseguem sobreviver. O aumento na taxa de sobreviventes, no entanto, traz uma série de novos desafios para a medicina, que incluem uma variedade ampla de efeitos resultantes do tratamento do câncer. Entre os problemas que podem aparecer estão o comprometimento do crescimento e do desenvolvimento, disfunção orgânica e dificuldades reprodutivas.

Hormônios- Sobreviventes de câncer infantil enfrentar maiores riscos de desenvolver câncer na idade adulta. Segundo os pesquisadores, nas mulheres esses riscos são ainda mais elevados, por causa do câncer de mama. A amamentação, no entanto, está diretamente relacionada a uma redução significativa nos riscos desse tipo de câncer. Algumas mulheres, entretanto, não conseguem produzir leite materno. O problema é mais comum naquelas que passaram por terapias que afetam os níveis de hormônios do crescimento – responsável pelo desenvolvimento das mamas. Mulheres que tiveram câncer de mama precoce também estão no grupo de risco para a amamentação.

Veja

Advertisement

0 Seu comentário é sempre bem vindo!:

Postar um comentário

Deixe-nos seu comentário sobre a matéria. Entretanto, trate com respeito os demais leitores.

Evite comentários e termos grosseiros, agressivos ou que possam ser interpretados como tais.

Obs: Evitem se indetificar como Usuários anônimos.

Total de visualizações

Click/ Ouvir

Click/ Ouvir
Imagem Exclusiva!
 
Top