A Superintendência da Polícia Federal na Paraíba já instaurou mais de 100 inquéritos para apurar a prática de crime eleitoral durante as eleições deste ano no Estado. Conforme balanço preliminar divulgado pela PF, nas duas últimas semanas do 2º turno das eleições foram instalados cerca de 50 inquéritos para apurar indícios de irregularidades no pleito.
No entanto, conforme informou o delegado Derly Brasileiro, chefe da Delegacia de Defesa Institucional (Delinst) e coordenador das operações especiais da PF durante o período eleitoral, não há ainda como informar o número de investigações que vão surgir em decorrência do processo eleitoral de 2010.
O delegado explicou que como o Inquérito Policial Eleitoral só pode ser instaurado mediante requisição judicial, do Ministério Público Eleitoral ou por motivo de prisão em flagrante, todas as ocorrências policiais, inclusive as resultantes de mandado de busca e apreensão, foram todas encaminhadas à Justiça Eleitoral para analise e abertura ou não de procedimento.
"No caso da Paraíba, como existem diversas zonas eleitorais, e aí sendo diversos Juízes Eleitorais, essas ocorrências encaminhadas, seja pela Delinst, seja pelas Delegacias de Campina Grande ou de Patos, são submetidas a uma analise por parte dos Juízes Eleitorais que podem decidir pela requisição de abertura de Inquérito Policial Eleitoral ou até determinar o arquivamento das mesmas, o que ocorre quando não se tem a ocorrência de crime eleitoral", explicou.
Acúmulo de serviço na Paraíba - De acordo com Derly Brasileiro, também pode ocorrer demora por parte do cartório eleitoral para devolução da ocorrência eleitoral tendo em vista o acúmulo de serviço que surge após o processo eleitoral. "Tudo isso nos leva a não ter ainda uma estatística exata do número de inquéritos resultantes do processo eleitoral, já que os pedidos geralmente são encaminhados posteriormente pelas 77 zonas eleitorais e até mesmo pelos juízes do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB)", comentou.
Do Jornal Correio da Paraíba
0 Seu comentário é sempre bem vindo!:
Postar um comentário
Deixe-nos seu comentário sobre a matéria. Entretanto, trate com respeito os demais leitores.
Evite comentários e termos grosseiros, agressivos ou que possam ser interpretados como tais.
Obs: Evitem se indetificar como Usuários anônimos.