O Tribunal Regional da Paraíba (TRE-PB) realizou neste sábado testes com urnas eletrônicas e biométricas. Todos os 77 cartórios do Estado participaram da simulação. Os servidores transmitiram os dados dos disquetes com a totalização dos resultados da votação para garantir que o sistema não apresente problemas no dia 3 de outubro.
O secretário de Tecnologia da Informática, José Cassimiro Júnior, disse que durante os testes foram feitas simulações de problemas nas urnas, foram testados os contingentes para a eleição, a transmissão dos disquetes e a organização dos processos eletrônicos e biométricos em todo o Estado. Ele falou que o processo será feito para garantir segurança e que nenhuma urna apresente problema. Participam da simulação 320 servidores do TRE-PB.
Eleitor paraibano participará de simulação biométrica em Pedras de Fogo
O sistema de identificação biométrica do eleitor foi testado neste sábado (21) em seis estados brasileiros. Na Paraíba, o município de Pedras de Fogo foi escolhido para experimentar a simulada. A votação será realizada, das 10h às 17h, e devem participar mil e trezentos eleitores de cinco seções eleitorais instaladas na Escola Municipal Valdeci Cavalcanti de Araújo Pereira, situada na Rua Luciano Freire de Medeiros, nº 58, Centro.
Os eleitores que vão participar das simulações nos estados de Alagoas, Goiás, Pernambuco, São Paulo, do Rio Grande do Sul e da Paraíba devem comparecer com documento de identidade e título de eleitor. A intenção é testar os sistemas informatizados da eleição, além de verificar a adaptação, tanto dos mesários quanto dos eleitores, ao novo sistema de identificação.
O presidente, em exercício, do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Manoel Soares Monteiro, e membros da Corte Eleitoral, acompanharão à solenidade de abertura das votações simuladas na cidade de Pedras de Fogo. O juiz Willian de Souza Fragoso, responsável pela 44ª Zona Eleitoral, acompanhará toda a votação nas seções 11ª, 14ª, 16ª, 18ª e 42ª.
Na Paraíba, no dia 3 de outubro o sistema de identificação biométrica vai envolver 48.152 eleitores, dos quais 31.079 pertencem ao município de Cabedelo, e 17.075 a Pedras de Fogo. Nas eleições 2010, 60 municípios do País estarão utilizando o sistema biométrico de votação. A expectativa da Justiça Eleitoral é de que, em dez anos, todos os municípios brasileiros tenham urnas biométricas.
Do PB Agora
22/08/2010
|
0 Seu comentário é sempre bem vindo!:
Postar um comentário
Deixe-nos seu comentário sobre a matéria. Entretanto, trate com respeito os demais leitores.
Evite comentários e termos grosseiros, agressivos ou que possam ser interpretados como tais.
Obs: Evitem se indetificar como Usuários anônimos.