Os níveis de perdas comerciais de energia no país tornaram-se alarmantes, atingindo em média 5,2% e índices bem maiores em diversos estados do Brasil. O Amazonas chega a contabilizar uma perda de 29,4%, de acordo com dados divulgados pelo Bracier (Comitê Nacional Brasileiro da Comissão de Integração Energética Regional), entidade governamental, sem fins lucrativos, que congrega atualmente 30 empresas/entidades do setor elétrico brasileiro. Santa Catarina apresenta o menor percentual, apenas 1,3%. A questão será tema do Seminário Internacional sobre Perdas de Distribuição de Energia Elétrica que acontecerá em Brasília nos dias 18, 19 e 20 deste mês. Na ocasião, as distribuidoras vão debater o problema e propor ações para combater as perdas e em prol da eficiência energética.


A Paraíba apresenta índice de 7%, sendo o sexto estado do país, e o quarto do Nordeste, em perdas de energia elétrica. O problema é causado por ligações clandestinas e fraudes através de intervenção nos medidores de energia, fazendo com que eles registrem menor consumo ao se moverem mais devagar, ações conhecidas popularmente como “gatos”. Geralmente a alteração é feita por pessoas com algum conhecimento técnico, incluindo mecanismos que podem ser ligados e desligados para que nas datas de leitura os medidores funcionem normalmente, dificultando a identificação da fraude.


Nos últimos cinco anos, segundo informações da Energisa Paraíba, foram descobertos cerca de 97 mil casos de desvio de energia no estado, gerando prejuízo de até 120 milhões a cada ano. Atualmente são perdidos 300 GWH (gigawatts-hora) anualmente, o que poderia abastecer João Pessoa por quatro meses. Sendo a Energisa Paraíba a principal contribuinte de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviço) no estado, as fraudes acabam gerando prejuízo não só para a empresa, mas para a toda a Paraíba, que perde cerca de R$ 25 milhões em arrecadação. Apenas em 2009, a concessionária de energia pagou ao estado R$ 224,1 milhões em ICMS.


Fonte: PB Agora

14/08/2010

Advertisement

0 Seu comentário é sempre bem vindo!:

Postar um comentário

Deixe-nos seu comentário sobre a matéria. Entretanto, trate com respeito os demais leitores.

Evite comentários e termos grosseiros, agressivos ou que possam ser interpretados como tais.

Obs: Evitem se indetificar como Usuários anônimos.

Total de visualizações

Click/ Ouvir

Click/ Ouvir
Imagem Exclusiva!
 
Top