Carlos Wanzeler, um dos fundadores da TelexFREE
nos Estados Unidos (Crédito: Reprodução/Youtube)
Carlos Wanzeler mora no país americano há 25 anos e começou por lá como faxineiro.

Acredite ou não, a TelexFREE pode ter nascido danecessidade pessoal de um imigrante brasileiro nos Estados Unidos, que considerava muito caro o custo das ligações para parentes no Brasil e criou uma maneira de baratear o serviço.

Esse brasileiro é Carlos Wanzeler, que em 1988, com 19 anos, foi morar nos Estados Unidos e trabalhar como faxineiro por lá. A história de Wanzeler começou a mudar, no entanto, quando ele conheceu James Merrill, dono de uma empresa de limpeza, no início dos anos 90.

Wanzeler teria se tornado sócio de Merrill na empresa de limpeza, que no auge de suas operações chegou a ter cerca de 40 clientes e receita de quase 1 milhão de dólares.

Como tudo começou

Segundo documentos obtidos pelo jornal Boston Globe, nos quais constam os depoimentos de Wanzeler e Merrill à SEC, comissão de valores mobiliários dos Estados Unidos, para explicar a origem da TelexFREE, a empresa teria nascido da necessidade de o brasileiro baratear as ligações que fazia para o Brasil e o sócio teria ajudado a criar o negócio.

A primeira operação fundada pelos dois, batizada de WorldxChange, consistia em um aparelho que permitia baixar os custos das ligações internacionais em até 70%. Com o negócio, os dois passaram a recrutar pessoas para ajudar a difundir o produto.

Em poucos meses, Wanzeler e Merrill teriam construído uma rede com milhares de vendedores e clientes e por anos o negócio foi um sucesso nos Estados Unidos.

Entre os principais clientes e representantes da WorldxChange, estavam imigrantes de diferentes nacionalidades que moravam nos Estados Unidos.

No início dos anos 2000, com a internet cada vez mais forte na vida das pessoas, os dois desenvolveram um serviço de ligações feitas a partir de um computador.


Exame.com

Advertisement

0 Seu comentário é sempre bem vindo!:

Postar um comentário

Deixe-nos seu comentário sobre a matéria. Entretanto, trate com respeito os demais leitores.

Evite comentários e termos grosseiros, agressivos ou que possam ser interpretados como tais.

Obs: Evitem se indetificar como Usuários anônimos.

Total de visualizações

Click/ Ouvir

Click/ Ouvir
Imagem Exclusiva!
 
Top