As esculturas em madeira produzidas pelo artesão paraibano, Maritônio Portela, compõem os cenários de duas telenovelas da Rede Globo: Meu Pedacinho de Chão e Em Família.
Natural do município de Livramento, distante 277 km de João Pessoa, o artista plástico está na televisão desde 2007, quando fez algumas peças para a minissérie A Pedra do Reino. Integrante do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), o escultor foi procurado pelo diretor de arte da produção, Raimundo Rodrigues, para produzir algumas peças para compor o cenário e, desde então, se mudou para o Rio de Janeiro e não parou de criar.
Segundo a coordenadora do PAP, Ladjane Barbosa, o artesão é referência para seus conterrâneos. “Na época, conseguimos introduzir vários artesãos paraibanos na produção artística e cenográfica da série, que durou três meses de gravação. Depois, Maritônio acompanhado dos artesãos Sérgio Nascimento e Alex Porto foram convocados para participar de uma exposição, em São Paulo. Desde então, para nossa alegria, ele está cada vez mais fazendo sucesso com seus trabalhos na televisão”, comemorou Ladjane.
Para Maritônio, deixar a Paraíba foi um desafio. “É surpreendente ver tudo isso acontecendo, mas encaro naturalmente. Produzo por temporadas na Rede Globo e já tenho muitas encomendas, exposições e as vendas aumentaram bastante. Aproveito cada minuto do dia, além do trabalho no ateliê que mantenho em casa”, comentou.
Maritônio ainda revelou que ter sido integrante do PAP auxilia seu trabalho até hoje. “No programa, participei de muitas feiras e eventos e foi bastante proveitoso. É um meio de divulgação excelente e de se fazer muitas vendas. Isso mudou a minha forma de pensar e até de ampliar o mercado conhecendo novos conceitos de artesanato”, lembrou.
Com a madeira da jaqueira, encontrada no Rio de Janeiro, o escultor desenvolve trabalhos como as peças de Virgílio, personagem do ator Humberto Martins na novela Em Família, além do conhecido cavalo “quarta-feira” da novela das seis, Meu Pedacinho de Chão.
Arte de Maritônio - Ele começou aos sete anos de idade na cidade de Livramento, confeccionando ex-votos para pagadores de promessas. Depois passou a produzir peças com figuras de animais da região, santos e mulheres. Uma das peças mais significativas do paraibano é um tronco de algaroba seco, esculpido em várias formas, que está no Centro da cidade de Livramento. Ele aprendeu o ofício sozinho. Além das novelas que estão no ar, o escultor já produziu peças para o folhetim Caras e Bocas e o especial de fim de ano Natal do Menino Imperador, também da Rede Globo.

SecomPB

Advertisement

0 Seu comentário é sempre bem vindo!:

Postar um comentário

Deixe-nos seu comentário sobre a matéria. Entretanto, trate com respeito os demais leitores.

Evite comentários e termos grosseiros, agressivos ou que possam ser interpretados como tais.

Obs: Evitem se indetificar como Usuários anônimos.

Total de visualizações

Click/ Ouvir

Click/ Ouvir
Imagem Exclusiva!
 
Top